O último dia da 4° Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, nesta quarta-feira (28/8), foi marcado pela realização da plenária, que reuniu os representantes de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, para análise e votação de diretrizes e propostas de âmbito estadual e nacional, provenientes das conferências municipais.

Crédito: Rafael Mendes

O material analisado durante a plenária é resultado das discussões prévias realizadas na terça-feira (27/08), quando os participantes se dividiram em salas de trabalho para iniciar a análise conjunta das propostas. 

O estudante de medicina Rezon Medeiros de Souza, que veio de Araguari, é representante dos usuários do SUS. “Acho extremamente importante as discussões tanto em relação à saúde dos trabalhadores quanto à capacitação desses profissionais por meio da educação permanente, para melhorar cada vez mais o atendimento e promover um SUS de qualidade que consiga atender a toda a comunidade”, destaca.

Mariana Cambuí, representante dos trabalhadores da saúde, atua como dentista na Atenção Primária em Montes Claros. Para ela, a expectativa é de que essas diretrizes e propostas possam promover uma melhoria geral na prestação do serviço aos usuários. 

“Os trabalhadores da Saúde fazem o SUS acontecer e, para manter uma oferta adequada dos serviços, esses profissionais precisam estar saudáveis, com boa saúde física e mental, com acesso a educação permanente e com um plano de carreira justo”, reforça. 

Para a representante do segmento de gestores e conselheira do município de Pará de Minas, Neide Almeida, é indispensável a construção contínua de uma política de saúde pública firme e efetiva, que qualifique e reconheça os trabalhadores do sistema como legítimos defensores do SUS.

“A partir desse reconhecimento e também da garantia de espaços de discussão e reivindicação de direitos, podemos levar uma assistência ainda mais qualificada aos usuários do nosso Sistema Único de Saúde”, afirma. 

As diretrizes e propostas definidas como prioritárias pelo voto dos representantes serão levadas para a Conferência Nacional, prevista para acontecer de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.

Ainda nessa etapa estadual, também foram eleitos, de forma paritária, os delegados que vão participar da Etapa Nacional.

4° Conferência 

Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), a 4° Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Roges Carvalho dos Santos, aconteceu em Jaboticatubas, entre os dias 26 e 28/8. 

O evento tem como objetivo garantir o direito constitucional da sociedade de participar da construção, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, esta 4° edição da conferência foi norteada por três eixos temáticos: 

- Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

- Trabalho digno, decente, seguro humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; 

- Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Saiba mais em: Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde discute propostas para fortalecer o SUS