Esclarecer dúvidas e orientar os estabelecimentos de saúde de Caetanópolis sobre o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) foi o objetivo do encontro promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas, juntamente com a Secretaria de Saúde do município, no dia 22/8. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de forma a reforçar a importância do CNES e esclarecer sobre o fluxo municipal para cadastro e manutenção das informações de hospitais, centros de saúde e clínicas particulares.

O encontro contou com a participação dos responsáveis técnicos de diversos estabelecimentos de saúde e membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Dos 29 estabelecimentos de saúde convidados, 58% estiveram presentes, sendo que, dentre estes, seis ainda não possuíam cadastro no CNES.

28.08.2024-CNES2-Divulgação Sete Lagoas

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Caetanópolis, Ana Flávia Gonzaga, a iniciativa surgiu da necessidade de assegurar que todos os estabelecimentos de saúde, sejam eles públicos, privados ou filantrópicos, estejam devidamente cadastrados no CNES, garantindo assim a regularidade e a qualidade dos serviços prestados à população.

Durante o encontro, Gonzaga destacou a importância da gestão plena dos prestadores de saúde, enfatizando a necessidade de um cadastro atualizado e completo. “A expectativa da secretaria municipal de Saúde é que, após este encontro, o município consiga cadastrar 100% dos prestadores de saúde até o final de 2024, promovendo assim uma melhor organização e eficiência na prestação dos serviços de saúde em Caetanópolis”.

Cristina Gontijo, referência técnica da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas, apresentou os conceitos fundamentais do CNES, ressaltando a obrigatoriedade de manter o cadastro sempre ativo e atualizado.

28.08.2024-CNES3-Divulgação Sete Lagoas

Segundo Gontijo, o CNES é essencial para o planejamento e a gestão eficiente dos serviços de saúde, além de ser um requisito legal, ela explica que o CNES é o coração dos sistemas de informação em saúde e uma importante ferramenta de gestão. “Por meio dele, além de viabilizar o faturamento dos procedimentos realizados, é possível conhecer a realidade da rede de saúde, saber como os recursos humanos e físicos em saúde estão distribuídos no território e então permitir decisões mais assertivas sobre a expansão da assistência, o aprimoramento da qualidade dos serviços e a alocação estratégica de recursos".

O fiscal sanitário da secretaria municipal de Saúde de Caetanópolis, Elton Cotta, abordou as atividades da vigilância sanitária e a importância do alvará sanitário para os estabelecimentos de saúde. Ele explicou a classificação de risco dos estabelecimentos e como isso impacta na emissão do alvará sanitário, bem como a interação do fluxo da Vigilância Sanitária (Visa) com o CNES.

Para finalizar o encontro, Flávia Ramos, referência técnica municipal do CNES, detalhou o fluxo municipal para o cadastro e reforçou a obrigatoriedade da atualização constante dos dados pelos responsáveis técnicos.

Por Nayara Souza / Fotos: Divulgação SMS-Caetanopólis