Entende-se por deficiência física a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial, apresentando-se sob a forma de plegias, paresias, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Serviços Especializados em Reabilitação Física

Os serviços especializados em reabilitação física são responsáveis pela avaliação física e funcional e devem ser capazes de identificar o grau de incapacidades, bem como as habilidades remanescentes ou preservadas.

Os serviços são responsáveis pelo atendimento multidisciplinar que incluem  especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, neurologia e ortopedia e pela concessão de OPM (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção).

As OPM constituem importantes ferramentas do processo terapêutico e devem ser prescritas de forma individualizada por profissional capacitado. É essencial que o processo de habilitação/reabilitação garanta o devido treino e adaptação as OPM, bem como orientar adaptações e substituições sempre que necessário.

Para o acesso aos serviços especializados em reabilitação física os usuários deverão procurar a Secretaria de Saúde de seu município para serem encaminhados, com os seguintes documentos:

Documentos necessários:

  • Prescrição do médico;
  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • Comprovante de residência (cópia);
  • Cartão Nacional do SUS.