A Superintendência de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF), realizou, no dia 3/10, na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, uma capacitação voltada ao fortalecimento da gestão financeira em saúde. O projeto formativo teve como temas o Relatório de Conformidade Contábil (RCC), a Dívida Flutuante e o Perfil de Servidor para a Composição da Comissão de Inventário. A capacitação foi conduzida pela diretora da DCF, Josiane Santos, pela responsável técnica Gabrielly Reis e pelo servidor Danilo Magalhães, que ministraram os conteúdos à equipe da Coordenação de Gestão e Finanças da SRS.
O objetivo foi alinhar os procedimentos executados em nível central e regional, padronizando práticas e proporcionando mais transparência nas execuções. Para Josiane Santos, a capacitação nas regionais de saúde é um pilar essencial para garantir um sistema de saúde mais qualificado, integrado e equitativo em Minas Gerais. “Ela garante que os profissionais da gestão estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas, diretrizes e inovações. Investir na capacitação também pode levar a uma maior retenção de talentos, já que os profissionais se sentem mais valorizados e preparados para enfrentar os desafios do dia a dia”, destacou.
Para a coordenadora de Gestão e Finanças da SRS Ponte Nova, Maria Eliza Luna, a capacitação foi satisfatória e produtiva. “Tivemos como resultado um melhor entendimento da gestão do serviço de execução contábil, o que nos permitirá contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população, que é nosso maior e maior objetivo”, testemunhou.
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O primeiro tema abordado foi o Relatório de Conformidade Contábil, necessário para garantir que as práticas contábeis estejam conforme as normas e regulamentos vigentes, essencial para a transparência e a precisão dos dados financeiros. Sobre a Dívida Flutuante, foi frisado que a gestão desses passivos de curto prazo é crucial devido ao impacto significativo na liquidez e na estabilidade financeira. Em relação ao Perfil de Servidor para Compor a Comissão de Inventário, frisou-se que um servidor com habilidades e conhecimentos adequados pode assegurar que o processo seja conduzido com eficiência e correção.