Nos dias 02 e 03/07, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares foi palco da I Oficina de Qualificação das Comissões Microrregionais de Acompanhamento. O evento teve como propósito principal o alinhamento dos membros das comissões - servidores estaduais e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) - para discutir e aprimorar os processos de trabalho.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 30 profissionais das Unidades Regionais de Saúde de Governador Valadares (macro Leste), Coronel Fabriciano (macro Vale do Aço), Teófilo Otoni e Pedra Azul (Macro Nordeste). Gestores que integram as comissões regionais e representam os respectivos COSEMS estiveram presentes, contribuindo com suas experiências e conhecimentos para enriquecer as discussões.

“A Oficina foi um momento de intensa discussão dos processos referentes às comissões, bem como acerca dos papéis de cada membro. A participação nas discussões, por parte dos técnicos das regionais envolvidas, foi muito satisfatória, no intuito de melhoria dessas comissões, para uma devida avaliação no futuro, e para uma melhor assistência à população local”, avaliou o dirigente regional saúde de Teófilo Otoni, e representante da Macrorregião Nordeste, Leonardo Figueiredo Santos.

O encontro buscou fortalecer o papel das comissões, analisando as rotinas existentes e identificando oportunidades de melhoria. Entre os objetivos principais estavam a qualificação do monitoramento das políticas de saúde em nível regional, garantindo uma abordagem mais eficaz e integrada na gestão da saúde pública.

Créditos: Sarah Monteiro

Durante a oficina, foram debatidos temas essenciais à melhoria das práticas de monitoramento e avaliação das políticas de saúde. Os participantes analisaram o papel das comissões, discutiram as oportunidades de melhoria das rotinas, e definiram soluções práticas para qualificar ainda mais o monitoramento das iniciativas que envolvem os diversos programas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os tópicos abordados no encontro visam criar um espaço onde os membros das comissões pudessem desenvolver uma abordagem mais uniforme durante o monitoramento das atividades. Isso não só promove a uniformidade na gestão das 28 Unidades Regionais de Saúde, como também aumenta as chances de proporcionar valor ao usuário final, que é o principal beneficiário dos recursos investidos. Dessa forma, busca-se garantir que todas as unidades operem sob os mesmos padrões de qualidade e eficiência, resultando em melhores resultados para a população atendida.

Para o dirigente regional de Governador Valadares, e representante da Macrorregião Leste - Romulo Gusmão a Oficina foi um passo importante na efetivação da melhoria contínua dos processos de monitoramento das políticas de saúde em Minas Gerais.

“A troca de experiências e a discussão de soluções inovadoras entre os participantes reforçam o compromisso das regionais com as necessidades de saúde dos respectivos territórios”.
Além disso é também “um momento para que, atores da SES, e do COSEMS, contrastem seus pontos de vista, buscando a concretude de um objetivo comum: ser assertivo na modelagem dos programas e projetos, e desdobrar qualidade de vida em cada uma das diferentes regiões de Minas”, reforçou Gusmão.

Ao todo, foram 12 horas de trabalho, que permitiram, para além dos momentos de reflexão, (re)encontro dos atores que, junto aos municípios, colocam na prática as diretrizes dos programas.

Por Sarah Monteiro (estagiária sob supervisão)