Objetivo da ação consiste na formação de tutores para desenvolver as ações nos municípios

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou nesta segunda e terça-feira, 1° e 2 de julho, no auditório da regional, a Oficina de Formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, para qualificar nutricionistas e enfermeiros que serão responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem o objetivo estimular a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A oficina foi desenvolvida pela referência técnica da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil da SRS Coronel Fabriciano, Aline Santos, e a referência em saúde materno-infantil, Anelize Tuler, também da regional do Vale do Aço. Aline falou sobre a importância do encontro. “Esses profissionais são os pilares da estratégia e devem apoiar o planejamento, o acompanhamento e fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas UBS, de forma contínua”, ressaltou.

Créditos: Anelize Tuler

Ela ainda complementou explicando que os tutores já fizeram dois cursos na modalidade à distância e a complementação da formação dos profissionais é por meio da oficina prática realizada. “Desenvolvemos atividades dinâmicas, esclarecendo dúvidas do manejo da amamentação, orientações alimentares para crianças menor de 2 anos e da forma como nós podemos abordar as gestantes, mães e crianças no serviço de saúde”.

Por Gabriel Barroso (Estagiário sob supervisão)