A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares está realizando Oficinas de Integração dos Núcleos de Segurança do Paciente, reunindo representantes de hospitais em diversas microrregiões do território. A oficina, que busca promover a segurança hospitalar, teve início em Mantena dia 29/05 com a participação de representantes dos 7 hospitais da região e continuou em São João Evangelista dia 26/06, contando com os 4 hospitais da micro-tripolar.

A oficina é dividida em sessões teóricas e práticas, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. Na parte da manhã, são abordados a criação, composição e responsabilidades dos Núcleos de Segurança do Paciente, conforme a RDC 36 de 25 de julho de 2013. Além disso, é apresentado também o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Municipal de Governador Valadares.

Já na parte da tarde os participantes se dedicam a identificar eventos adversos comuns em seus serviços e a elaborar planos de ação para enfrentá-los, proporcionando uma aplicação imediata dos conceitos discutidos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e efetivo.

Créditos: Wemily da Silva Souza

Wemily Da Silva Souza, referência técnica da vigilância sanitária de Governador Valadares ressalta que o Núcleo de Segurança do Paciente é de extrema importância nos serviços de saúde. “Ele perpassa todas as áreas. A partir do momento que um paciente adentra ao serviço ele tem um risco inerente ao atendimento, e o núcleo tem o papel de garantir que esse risco seja mínimo. Então do momento da admissão até a pós-alta desse paciente, a segurança deve ser a prioridade”.

Os eventos até então realizados, contaram com a participação de 40 membros dos Núcleos de Segurança do Paciente, distribuídos entre as oficinas realizadas. Em Mantena, estiveram presentes 28 representantes de sete hospitais, enquanto em São João Evangelista, 12 representantes de quatro hospitais participaram ativamente.

A enfermeira do Hospital Santo Antônio, de Peçanha, Maryanne de Fátima Queiroz de Melo Gomes, expressou sua satisfação com o treinamento, e ressaltou “a importância do exemplo prático sobre a segurança do paciente no Hospital Municipal de Governador Valadares, pois essa experiência nos traz novas possibilidades para adaptação à realidade local”.

As oficinas são fruto da necessidade de discutir a atuação dos Núcleos de Segurança do Paciente nos hospitais, proporcionando um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento da segurança hospitalar. O foco em microrregiões permite um debate mais direcionado às realidades específicas de cada território, pensando suas peculiaridades e desafios próprios.

Já para a enfermeira do Hospital Santa Maria Eterna, de Santa Maria do Suaçuí, Valquíria de Souza Amaral, “a oficina tem uma dinâmica interessante, aborda temas importantes relacionados ao Núcleo de Segurança do Paciente, nos trazendo estímulos na melhoria constante das práticas”, ponderou.

As próximas oficinas ocorrerão em agosto, abrangendo as regiões de Resplendor e Governador Valadares.

Por Sarah Monteiro (estagiária sob supervisão)