A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) distribuiu na sexta-feira (14/6) mais 20 mil doses de vacina contra a poliomielite para a imunização de crianças de 1 a menos de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O quantitativo dá continuidade à Campanha Nacional de Vacinação, que foi prorrogada até 30 de junho pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Um balanço parcial do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) da Regional de Passos mostra que os municípios já registraram 1.117 doses aplicadas somente no Dia D, realizado em 8 de junho.

De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos, para a realização do Dia D, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou 3.200 doses para serem distribuídas aos municípios da região. Na semana passada, outras 20 mil doses foram entregues pela SES-MG para a SRS Passos, que fez a distribuição às equipes municipais de vacinação na sexta-feira (14/6) para dar continuidade à campanha e alcançar a meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de imunizar pelo menos 95% do público-alvo, para alcançar a cobertura vacinal.

Dia D de vacinação contra a poliomielite em Delfinópolis

“Com essa estratégia de vacinação, o Brasil reafirma seu compromisso em manter o país livre da poliomielite, envolvendo equipes de trabalhadores das esferas estaduais, municipais e federais”, avalia a referência técnica em Imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia.

O público-alvo para a vacinação são as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com a meta de imunizar pelo menos 95% delas. Na Regional de Passos, a estimativa populacional dessa faixa etária nos 27 municípios é de 21.906 crianças. “As crianças menores de um ano de idade só deverão ser vacinadas para completar o cartão de vacina. Os vacinadores já foram orientados”, explica Sueli Veloso.

O Dia D de vacinação contra a poliomielite em Piumhi foi realizado na Praça Guia Lopes

A superintendente Kátia Rita Gonçalves lembra que o acompanhamento das ações de vacinação é uma atividade de rotina do Nuvepi para apontar a necessidade de estratégias capazes de direcionar a intervenção sobre determinado problema que afeta o alcance da meta preconizada.

“Neste sentido, a cobertura vacinal é objeto de atenção de gestores, dirigentes regionais e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). E é justamente nessa perspectiva que se justifica a necessidade e a oportunidade de uma proposta de monitoramento ativo dos resultados obtidos pela atividade de vacinação na rede de serviços”, disse.

Para os municípios alcançarem as metas de todos os imunizantes do Programa Nacional de Vacinação (PNI), como o da poliomielite, Kátia Gonçalves recomenda que as estratégias bem sucedidas sejam ampliadas para as campanhas com baixas coberturas. “Nos casos em que os resultados se encontram menor que 95%, que busquem definir as estratégias mais efetivas para captar as crianças não vacinadas e desenvolver ações para o alcance da cobertura vacinal”, explicou.

Ao todo, até quarta-feira (12/6), 1.117 doses foram lançadas no sistema de informações do Ministério de Saúde, conforme o levantamento parcial do Dia D feito pelo Gamov-Regional Passos. Esse número deve crescer, à medida que os municípios avançam no registro das doses. Em Passos, somente no Dia D foram aplicadas 553 doses de vacina, segundo a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Outra cidade que realizou o Dia D, Delfinópolis imunizou 43 crianças.

Em Piumhi, o Dia D foi realizado na Praça Guia Lopes, no Centro da cidade, onde a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalou uma tenda para a equipe de vacinação e as crianças. A campanha deu prosseguimento durante a semana na sala de vacinação, também no Centro.

Por Enio Modesto / Fotos: Divulgação SMS Delfinópolis e SMS Piumhi