O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo do Estado premiaram com o selo #BoraVacinar mais de 400 municípios mineiros que alcançaram ou que se aproximaram das metas de vacinação infantil em 2024. Entre os 58 municípios certificados com o Selo Ouro estão Vargem Alegre e Bugre, que fazem parte da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano. A premiação ocorreu na quarta-feira, 5/1, durante o Conexão Minas Saúde, em Belo Horizonte.

Idealizada pelo MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Saúde (CAO-Saúde), a premiação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), do CAO-Saúde, além da Associação Mineira de Municípios (AMM). Também participam do projeto #BoraVacinar, os centros de apoio operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ), das Crianças e Adolescentes (CAODCA) e a Assessoria de Comunicação do MPMG.

Foto: SRS Coronel Fabriciano

O secretário municipal de saúde de Vargem Alegre, Franquito Faria Gonçalves, revelou a gratidão em receber essa valorização. “Isso demonstra que a nossa equipe está no caminho certo. Estamos conseguindo alcançar os objetivos preconizados pelo Ministério da Saúde, e isso demonstra que nosso trabalho está surtindo efeito”, disse o secretário.

Outros 16 municípios da região também foram premiados. Eles receberam o Selo Prata do #BoraVacinar. São eles: Açucena, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Iapu, Imbé de Minas, Ipatinga, Naque, Pingo D'água, Santa Bárbara do Leste, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vermelho Novo.

Por Gabriel Barroso / Estagiário sob supervisão