A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), da qual fazem parte os 50 municípios da macrorregião de Saúde Sul, realizou, no dia 14/11, visitas a dois municípios da microrregião de Saúde de São Lourenço, para discussão de temas referentes à estruturação de serviços assistenciais. Com a participação do superintendente Luiz Paulo Riceputi Alcântara, foram realizadas reuniões junto às referências da saúde dos municípios, bem como com os prestadores.
No município de Itanhandu, a reunião teve como propósito tratar da possibilidade de realização de cirurgias bariátricas pelo Plano Estadual de Regulação de Filas de Cirurgias Eletivas (Perf), bem como da probabilidade de habilitação desse serviço na instituição. Segundo o Secretário de Saúde do município, Tiago Martins, as pautas discutidas denotam importante passo para o fortalecimento da saúde pública na região, tendo sido discutidos, em reunião estratégica com lideranças locais e profissionais de saúde, temas como a ampliação do acesso aos serviços de saúde, a melhoria da infraestrutura hospitalar e ambulatorial, o aumento da oferta de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a integração das políticas públicas voltadas à saúde da população.
Ainda segundo o secretário municipal, a visita também permitiu o alinhamento de ações conjuntas entre o município de Itanhandu e a Regional de Varginha, elaborando estratégias para atender às demandas crescentes da população. “Por meio do empenho essencial da Regional junto aos municípios, pode-se reforçar o diálogo com as frentes municipais para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, acessível e de qualidade”, pontuou Tiago. O diretor da Santa Casa de Itanhandu, Fernando Moura, esteve presente acompanhando as discussões, juntamente com os médicos Bruno Zilberstein e Flávio Mendes Mafra.
Segundo o superintendente Luiz Paulo Riceputi, a reunião visou avaliar a possibilidade de se estruturar mais um importante serviço na área de abrangência da SRS Varginha, as cirurgias bariátricas, procedimentos que podem ser executados através do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas. “Busca-se, ainda, analisar a viabilidade de habilitação ministerial deste serviço em Itanhandu, a fim de atender aos 50 municípios que compõem a macro Sul”, destacou.
Além de Itanhandu, a SRS esteve, na mesma semana, no município de Aiuruoca, alinhando questões referentes, também, à rede assistencial. “Devido ao novo desenho sanitário vigente em Minas Gerais, a partir de 2 de janeiro deste ano, têm-se buscado reforçar as redes assistenciais nas novas macrorregiões de saúde do estado, visando a autossuficiência das mesmas e contribuindo para garantia da integralidade do cuidado ao usuário do SUS nos territórios sanitários”, concluiu o superintendente Luiz Paulo.