Novo CAPSi conta com ampla estrutura e equipe multiprofissional, para oferecer serviços como atendimentos médicos, psicológicos e oficinas terapêuticas

A inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em Ubá, realizada no dia 1º de julho, marca um importante investimento para a Saúde Mental especializada em crianças e adolescentes. Instalado em localidade central, a casa foi personalizada para atender às especificidades do CAPSi, como criação de novas salas, climatização, ambientação para transmitir acolhimento e aceitação.

Cuidado especializado

Basicamente, o CAPSi é direcionado para a assistência de crianças e adolescentes até 18 anos comprometidos psiquicamente, seja por autismo, neuroses graves, psicoses, depressão, ou que estão, devido à sua condição psíquica, impossibilitados de estabelecer laços sociais, utilizar seus recursos pessoais e lidar com as demandas do dia a dia.

A unidade oferece uma abordagem integrada e humanizada, conduzida por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, artesão e técnicos em enfermagem, proporcionando um cuidado completo através da variedade de serviços, incluindo grupos terapêuticos, oficinas, atendimentos familiares e outros serviços necessários conforme as demandas específicas das crianças e adolescentes atendidos.

Créditos: Keila Lima

“É crescente o número de crianças e adolescentes que necessitam de atendimento psicossocial, e a abertura dessa unidade municipal especializada neste público era imprescindível. As famílias buscam apoio na rede pública de Saúde, ao que procuramos atender ao oferecer esse serviço para a comunidade”, disse a coordenadora de Saúde Mental do município, Rúbia Eliza Pedrosa.

O CAPSi também atende adolescentes em uso de substâncias psicoativas, configurando uma oportunidade de tratamento especializado, com terapias e medicações gratuitas, que dificilmente as famílias teriam acesso se não fosse pelo SUS. “Ao disponibilizar o serviço em área central, de fácil acesso, queremos proporcionar a preservação dos laços sociais, pois não estamos retirando os assistidos do convívio social, tão importante para a boa evolução do quadro clínico, tendo em vista a integração à vida social e familiar”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Antônio do Nascimento.

“Ubá faz um excelente investimento ao abrir esse CAPSi, pois é um município com população de cerca de 100 mil habitantes e temos visto que a demanda por especialidades de Saúde Mental para crianças e adolescentes só tem aumentado. Essa porta garante um atendimento específico e adequado, oferecendo o apoio para as famílias que buscam no SUS o tratamento que necessitam”, disse Franklin Leandro Neto, diretor da Gerência Regional de Saúde de Ubá.

CAPSi de Ubá

O CAPSi de Ubá funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, acolhendo crianças e jovens com até 17 anos, 11 meses e 29 dias. Para o primeiro atendimento, recomenda-se que o paciente esteja acompanhado da família ou de um responsável legal, garantindo um apoio integral desde o início do processo.

O número de atendimentos será ajustado conforme a demanda espontânea e os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais, em coordenação com a Rede SUS. Além disso, a unidade receberá encaminhamentos da rede intersetorial, colaborando estreitamente com setores da educação, serviço social e Poder Judiciário.

Endereço: Rua Doutor ngelo Barleta, nº 218 - Centro.

Por Keila Lima