Com foco na discussão das competências das equipes de atenção especializada em saúde no cuidado às usuárias com gestação de alto risco e a compreensão das características das condições agudas de saúde e suas diferenças em relação às condições crônicas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, em Montes Claros e Janaúba, o sétimo encontro formativo da terceira onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede.

A iniciativa, que atualmente envolve profissionais atuantes em 17 municípios que compõem as microrregiões de Saúde de Montes Claros, Francisco Sá, Janaúba/Monte Azul, é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP). A proposta é transformar o atual modelo hierárquico, que tem os hospitais como centros dos atendimentos, para dar lugar à gestão integrativa da saúde. Nesse novo modelo, os serviços de atenção primária passarão a ser os ordenadores dos cuidados em saúde, com atuação conjunta com as unidades de atenção especializada.

08.03.2024- Montes Claros - Saúde em Rede Janaúba 1

A referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, destaca que com a realização do sétimo ciclo de formação de tutores, no segmento da atenção primária à saúde, os profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar a análise das situações de acolhimento das demandas espontâneas e a adoção do Protocolo de Classificação Geral das condições agudas de saúde e os cuidados aos usuários com condições crônicas. A estratificação de risco para a organização do cuidado aos usuários e o desenvolvimento de práticas educativas também fizeram parte das análises, discussões e troca de experiências entre os profissionais dos serviços de atenção primária.

Já as referências técnicas municipais que atuam nos serviços de atenção especializada aprofundaram as discussões sobre o manejo das morbidades mais prevalentes na gestação e aspectos relativos à atenção à saúde bucal das usuárias com gestação de alto risco.

“O Projeto Saúde em Rede está avançando bem no Norte de Minas, incluindo o trabalho dos tutores na sua implantação em unidades laboratório. Em abril, teremos o oitavo ciclo de formação e, em maio, as atividades serão encerradas com o monitoramento dos resultados já alcançados e com a expansão do projeto para todos os serviços municipais de saúde”, explica Denise Silveira.

Em Montes Claros, as oficinas do Projeto Saúde em Rede estão sendo conduzidas pelas referências técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Denise Silveira, Ludmila Ferraz e Marta Raquel Mendes Vieira. Em Janaúba, as oficinas estão sendo coordenadas pelas referências técnicas, Eusane Ferreira Fonseca, Patrícia Lima Magalhães e Graciele Helena Fernandes Silva.

Por Pedro Ricardo / Fotos: Denise Silveira e Eusane Fonseca