Em agenda no Triângulo Mineiro, representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) visitaram, nesta quarta-feira (6/3), as obras do novo prédio do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Já na quinta-feira (7/3), a visita foi direcionada para a obra de ampliação do Laboratório de Urgência e Emergência e do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). As duas instituições contam, aproximadamente, com R$ 69,7 milhões em investimento do Governo de Minas por meio da Política Valora Minas.

A importância dos investimentos em saúde na região foi ressaltada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. “Precisamos promover alguns pontos importantes, como mais agilidade na entrega dos recursos e maior retaguarda para a média complexidade na região, acesso a cirurgias eletivas e atendimento a pacientes graves”. Para que isso aconteça, de acordo com Fábio Baccheretti, é preciso reorganizar a rede de urgência e emergência para que pacientes em menor complexidade sejam transferidos das instituições de média e alta complexidade para outros hospitais, resultando em agilidade e qualidade no atendimento.

Reforma do HC- UFTM em Uberaba

Para Arthur Chioro, presidente da Ebserh, é importante fortalecer o diálogo entre os atores mais importantes na política hospitalar do estado de Minas. Ele pontuou a atuação integrada dos municípios, estado e governo federal para a melhoria na gestão do cuidado e de leitos na região. “É importante que cada ente faça sua parte. Nós, enquanto prestador público, precisamos de integração junto aos gestores municipais, especialmente para o encaminhamento dos pacientes, após fase mais crítica, a outros hospitais e serviços de retaguarda”, salientou Chioro.

Agenda

Em Uberlândia, além de acompanhar as obras do novo prédio, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais se reuniu com o prefeito Odelmo Leão e reafirmou a importância do hospital universitário quanto aos atendimentos de urgência e emergência para os pacientes da região. Também propôs a elaboração de um plano de ação regional para otimizar os serviços prestados pelo HC-UFU, considerando a abertura da nova estrutura.

No município de Uberaba, Fábio Baccheretti visitou as dependências do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e se reuniu junto à equipe do HC-UFTM, prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e Superintendência Regional de Saúde de Uberaba. Foram discutidos os fluxos de atendimento aos pacientes, pontos críticos, ampliação do hospital, portas de entrada, urgência e emergência, capacidade de atendimento e retaguardas municipais.

Valora Minas

Por meio da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas, que visa a ampliação dos serviços de saúde, a SES-MG investe R$ 39.712.453,73 (Valora mais incremento) destinados ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Em Uberaba, o investimento é de R$ 29.998.190,03 para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Em relação ao HC-UFTM, o montante foi referente ao Valora Minas, à Rede de Queimados - que objetiva ampliar no estado o atendimento ao paciente queimado - e ao Otimiza-SUS - iniciativa vinculada à Política Valora Minas para modernização dos hospitais do Estado.

Estes repasses possibilitam qualificar, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mediante organização das redes de atenção e otimização da alocação de recursos nos territórios de saúde.

Visita ao hospital HC-UFU

HC-UFU e ampliação da estrutura física

O Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) é referência para atendimentos de média e alta complexidade para municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de emergência é realizado pelo Pronto Socorro, aberto durante 24 horas, enquanto casos eletivos são acolhidos pelos ambulatórios e por meio de encaminhamentos feitos pelo Sistema de Regulação Municipal e Estadual. Atualmente são 472 leitos em funcionamento.

O novo prédio do HC-UFU, que está previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano, terá 249 leitos e estrutura completa e moderna para atendimento de urgência e emergência. Além do Pronto Socorro no térreo, terá salas de exames, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - que inclui o Centro de Queimados - e heliponto para resgates aéreos.

Visita ao HC- UFTM em Uberaba

HC-UFTM e melhorias na infraestrutura

De acordo com Baccheretti, o HC-UFTM é um hospital de grande porte e alta complexidade, com o qual a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) tem o compromisso, juntamente com a Ebserh, de promover incentivos vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento.

O HC-UFTM conta com 288 leitos e vem passando por reforma de infraestrutura física para mudança e ampliação do Laboratório de Urgência e Emergência da UFTM, que será abrigado em uma edificação de seis pavimentos, com 3.670 metros quadrados, na qual ficará também, o heliponto, na cobertura. O acesso às aeronaves do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Arcanjo 6 visa aumentar a segurança e rapidez nos atendimentos e mais incremento no ensino, pesquisa e extensão. No pavimento térreo, funcionará uma área de acolhimento a pacientes e acompanhantes no Pronto Socorro, que contará com salas de espera, salas para assistência social e recepção.

Por Lilian Cunha e Sara Braga / Foto: Sara Braga e Cristiano Sobrinho -Ascom HC-UFU