No dia 29 de fevereiro, foi realizado o I Encontro de Governança Regional da Macrorregião Noroeste, promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas e Gerência Regional de Saúde de Unaí. O encontro foi realizado no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e reuniu prefeitos, secretários de Saúde e profissionais da área da saúde de 33 municípios mineiros, tendo como objetivo apresentar o Planejamento Regional Integrado (PRI) aos gestores locais.

Desenvolvido por iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o PRI é uma ferramenta essencial no processo de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu propósito é promover a equidade e contribuir para a organização eficiente dos serviços e das ações de saúde no território. A escolha da prioridade sanitária, a linha traumato-ortopedia, foi embasada em uma análise situacional minuciosa da macrorregião de Saúde Noroeste.

I Encontro de Governança Regional da Macrorregião Noroeste

Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, destacou que o PRI, integrante fundamental do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), tem o propósito de promover a equidade e fortalecer a organização dos serviços e ações de saúde em toda a região. “A prioridade sanitária foi cuidadosamente escolhida após uma minuciosa análise da situação na macrorregião de Saúde Noroeste, identificando a linha de atendimento em traumato-ortopedia como a primeira a ser abordada. Diante desse contexto, um planejamento detalhado foi elaborado, incluindo diretrizes, metas, indicadores e ações destinadas a ampliar o acesso aos serviços de saúde, reestruturar a rede assistencial e implementar iniciativas de promoção e prevenção”, disse a superintendente.

Durante o evento, foram apresentadas diretrizes, metas, indicadores e ações específicas voltadas para a ampliação do acesso aos serviços de saúde, a organização da rede assistencial e a implementação de iniciativas de promoção e prevenção. Esse planejamento estratégico visa atender às demandas identificadas no contexto regional, garantindo uma abordagem eficaz e abrangente para os desafios enfrentados na área da saúde.

Os tópicos principais abordados no encontro foram a apresentação do resultado do Planejamento Regional Integrado da macrorregião de Saúde Noroeste e a apresentação da nova gestão do Hospital Regional Antônio Dias aos prefeitos e gestores de Saúde da macrorregião de saúde Noroeste.

I Encontro de Governança Regional da Macrorregião Noroeste

A participação ativa dos representantes municipais e dos profissionais da saúde demonstra o comprometimento coletivo com o aprimoramento do sistema de saúde na região. Por meio do diálogo e da colaboração entre os diversos atores envolvidos, busca-se alcançar resultados significativos que impactem positivamente a qualidade de vida da população local.

Núbia Medeiros, gestora de Saúde do município de Cruzeiro da Fortaleza, destaca a importância do encontro, enfatizando a necessidade de alinhamento e esclarecimento entre os diversos setores envolvidos. “Tais encontros proporcionam uma oportunidade crucial para esclarecer dúvidas, garantindo que todos os aspectos pertinentes fluam de maneira otimizada. A participação consciente dos prefeitos é de relevância para esse alinhamento e também para o sucesso das iniciativas regionais. A periodicidade desses encontros é fundamental para assegurar uma gestão eficiente e assertiva ao longo do tempo”, ressaltou a gestora.

O I Encontro de Governança Regional da Macrorregião Noroeste marca o início de uma jornada conjunta rumo à efetivação das políticas de saúde pública, consolidando a importância do trabalho em rede e da integração de esforços para o alcance de objetivos comuns e fortalecimento que o evento trouxe para a macrorregião Noroeste. Diante desse contexto, o encontro emerge como um marco importante na construção de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e eficiente, que atenda plenamente às necessidades da população e promova o bem-estar de todos os cidadãos.

Por Pedro Lucas