Em menos de 24 horas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina distribuiu todas as primeiras doses da vacina contra a covid-19 aos 34 municípios que compõem a regional. A operação logística de transporte, que contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG), foi iniciada na tarde da última terça-feira (19/1), após o recebimento da primeira remessa de vacinas – no total de 6.320 doses encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) –, e transportada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais por via aérea.

Segundo nota divulgada pela SES-MG, as doses foram distribuídas aos municípios mineiros conforme critérios do Programa Nacional de Imunização (PNl), coordenação competente dentro do Ministério da Saúde (MS), a quem é atribuída a definição dos grupos prioritários.

Crédito: Ricardo Maciel

A quantidade de doses para cada município foi feita de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais, nos sistemas de informações federais. São eles: Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), Cadastro Nacional da Assistência Social (CadSUAS) e o Departamento de Saúde Indígena (Desai).

Diamantina foi o primeiro município da regional a dar início à campanha de vacinação, sendo a primeira pessoa a ser vacinada: a técnica de enfermagem, Adméia Aparecida Lopes, 39 anos, que trabalha na Santa Casa de Caridade de Diamantina. Méia, como é mais conhecida, está na linha de frente da covid-19 desde quando surgiu o primeiro caso de infecção na região.

De acordo com a superintendente da SRS/ Diamantina, Cleya Santana da Silva Cruz, a operação de distribuição ocorreu de forma ágil, segura e sem intercorrências: “Através do empenho de toda a equipe da regional, juntamente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Diamantina, foi possível realizar um trabalho de excelência, o que garantiu um entrega rápida e segura das vacinas. Agradeço a todos os envolvidos nessa nobre missão. Em breve novas remessas serão repassadas aos municípios para que mais pessoas possam ser imunizadas em nosso território”, comemorou.

Por Ricardo Maciel