A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na última quarta-feira, 31 de janeiro, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), o encontro sobre padronização de Relatórios de Inspeção Sanitária com foco na área de alimentos. O objetivo é orientar os fiscais e técnicos das vigilâncias sanitárias quanto à correta emissão de um Relatório de Inspeção.

O encontro contou com a presença dos fiscais sanitários dos 53 municípios que integram a SRS Pouso Alegre.

Foram debatidos os relatórios referentes a serviços de alimentação, indústria de alimentos em geral, indústria de processamento de amendoim, envasadora de água mineral, indústria de gelados comestíveis, indústria de frutas/hortaliças (conservas), Sistema de Abastecimento de Água.

01.02.2024-Pouso Alegre- Inspeção de alimentos04

“Este evento visa organizar o processo de trabalho dos fiscais municipais após a realização de uma inspeção sanitária em comércio de alimentos, tais como padaria e supermercados; na indústria de alimentos, como fecularia, fabricação de sorvetes; envasadora de água mineral, entre outros”, pontuou José Augusto Faria Wood, organizador do evento e Autoridade Sanitária da Regional.

José Wood destacou ainda a importância do Relatório de Inspeção e a alta adesão dos municípios ao instrumento. “No relatório estará descrito toda a verificação in loco do estabelecimento, bem como as boas práticas na área de alimentos e água para consumo humano”. Todos municípios confeccionam relatório de inspeção, porém, vale destacar que, na apuração do indicador referente às inspeções realizadas, de acordo com o Plano de Descentralização da Vigilância Sanitária (PDVISA), verificamos que cerca de 20% dos municípios elaboram relatório mais detalhado”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Maria da Fé, Danieli Cristina Braz dos Santos Pinto, ressaltou a importância do alinhamento entre a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e os municípios. “O evento contribuiu para alinhamento e unificação entre as informações e legislações”, disse. De acordo com a coordenadora, o encontro ajudou a informar mais sobre a padronização das inspeções e relatórios. “Dessa forma os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) passam a ter a mesma visão e objetivo do processo, além de agregar conhecimento”, observou Danieli Cristina.

Por Otávio Coutinho