Começou no dia 25/1 a distribuição de exemplares da nova cartilha sobre a vacinação extramuros para os 37 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora.

O trabalho foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Segundo a referência técnica em imunização da SRS Juiz de Fora, Sandra Kilesse, a nova cartilha será um instrumento a mais para dar suporte às ações de vacinação dos municípios.

30.01.2024-juizdefora-cartilhavacinação1

“Desde o preparo da ação até a aplicação da vacina, a cartilha tem o objetivo de aprimorar o trabalho realizado. Há dicas para evitar desperdício de vacina, verificar a temperatura da caixa-térmica, entre outros pontos importantes”, disse Sandra Kilesse.

Além da cartilha, os municípios receberão também uma carta de autorização destinada aos pais de menores de idade. “O termo de autorização direcionado aos pais é para facilitar a vacinação nas escolas. Se o pai assinou, a ação pode ser feita”, explicou.

Até o momento, sete cidades já pegaram a quantidade definida para cada uma. Os municípios que têm direito a uma quantidade maior de cartilhas são Juiz de Fora, que poderá levar 4.000 exemplares; Santos Dumont, 300; e São João Nepomuceno, 150. Os outros 34 municípios poderão retirar 75 unidades cada. A divisão foi baseada no número de habitantes.

“Na próxima reunião da CIB Micro, a SRS Juiz de Fora irá reforçar junto aos gestores a importância dos municípios utilizarem o material”. completou Sandra Kilesse.

Além de estratégias para realizar a ação, a cartilha tem dicas sobre o correto armazenamento e uso de imunizantes, sugestões de comunicação e mobilização social, checklist para o dia da ação e acesso ao e-book “Qualificação Profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina”, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). O e-book também pode ser acessado no link: https://me-qr.com/pt/mobile/pdf/16241824.

Por Jonathas Mendes