Na última quinta-feira (18/01), o município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Geraldo Borges Coelho. A construção da unidade, que representa um avanço significativo nos serviços de saúde locais, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, financiado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A UBS, que vai atender cerca de 3.500 pessoas dos bairros da Barra, São Gonçalo e do centro da cidade, oferece atenção básica completa, incluindo atendimento odontológico, que anteriormente era realizado em local distinto.

Fachada da nova UBS Francisco Geraldo Borges Coelho, em Minas Novas

O secretário Municipal de Saúde de Minas Novas, Rogério Lemos de Sousa, ressaltou a importância da nova estrutura para a melhoria do atendimento à população. "Antes a UBS funcionava em um prédio alugado, sem estrutura adequada. Agora, com espaços amplos e apropriados, poderemos oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e mais qualidade, conforto e segurança aos usuários", afirmou.

Rogério Sousa também destacou a integração da equipe de saúde bucal no mesmo prédio, além da instalação da sala de vacinação, antes inexistente na estrutura da antiga UBS. "Isso vai ampliar e facilitar muito o acesso da nossa população à atenção primária de maneira ampla e integrada", concluiu.

Geraldo Maciel, morador de Minas Novas que utiliza os serviços da UBS, relatou a felicidade de ver a evolução da estrutura de atendimento do município. “Aqui em casa somos três atendidos pela UBS, eu, minha esposa e minha filha, que necessita de cuidados especiais. Já estávamos muito satisfeitos com o atendimento prestado pela equipe da UBS, mas, agora, essa estrutura moderna e melhor equipada, me deixou mais feliz ainda, porque vai refletir diretamente em nossa qualidade de vida”, comemorou Maciel.

A nova UBS, situada na rua Manoel Fulgêncio, 164, no centro da cidade, conta com uma equipe completa e multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos de saúde bucal, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) para atender a população da região.

Por Ricardo Maciel / Foto: Talita de Sousa Pires