As ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ubá foram avaliadas pelo Ministério da Saúde (MS) e receberam a maior pontuação entre as unidades da Zona da Mata mineira. O Qualifica Cerest teve como período base o segundo quadrimestre de 2023 e atribuiu à unidade ubaense a nota 138, apenas 5 pontos abaixo da maior pontuação registrada, que foi 143. O Cerest de Ubá é de caráter regional e abrange 20 municípios, contemplando trabalhadores do mercado formal e informal.

O Qualifica Cerest foi criado pelo Ministério da Saúde em 2020 e é um instrumento de monitoramento quadrimestral das ações, avaliando 12 indicadores relacionados às ações de Vigilância, Assistência e Educação Permanente e envolve dados obtidos em sistemas nacionais, bem como informações registradas em questionário preenchido por cada Cerest. “Investimos em ações in loco, em atividades diretas com os trabalhadores e em seus locais de atuação, como empresas e comércio. Também foi avaliado a realização de consultas médicas na área de Saúde do Trabalhador e o monitoramento de dados que fazemos para direcionar as  campanhas, contemplando as necessidades detectadas”, contou Nayara Andrade Guilarducci, supervisora da vigilância em saúde do trabalhador do Cerest Ubá.

17.01.2024-Ubá-Cerest

O conceito alcançado por Ubá está acima das médias estadual (126,7) e nacional (118,9), e é maior que o do Cerest Regional de Barbacena e de Juiz de Fora, que alcançaram 116 e 111 pontos, respectivamente. A avaliação do Governo Federal também colocou o Cerest de Ubá entre os 10 com maiores pontuações em todo o estado de Minas Gerais, figurando à frente do Cerest Regional de Montes Claros (133), Uberlândia (133) e o Municipal de Belo Horizonte (127).

A Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS Ubá) dá apoio técnico para a atuação do Cerest, realizando ações conjuntas. “Nosso acompanhamento inclui educação continuada aos trabalhadores e trabalhadoras, apoio nas vigilâncias de ambientes para promoção da segurança laboral, bem como em investigações de acidentes de trabalho. Essa pontuação vem ressaltar e valorizar o empenho da equipe”, disse Luciane Zanoti, referência técnica em Saúde do Trabalhador da GRS Ubá.

O terceiro quadrimestre de 2023 terá os dados coletados pelo Qualifica Cerest até o dia 31 de janeiro.

Serviço

O Cerest Ubá atende aos municípios de Brás Pires, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Presidente Bernardes, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Ubá, Tocantins e Visconde do Rio Branco.

O atendimento no Cerest obedece ao seguinte fluxo: ao procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde reside e, havendo alguma correlação do seu agravo de saúde com sua atividade laboral, o trabalhador, seja do mercado formal ou informal, será encaminhado para atendimento no setor através de notificação da equipe de saúde. Para mais informações, o telefone de contato é (32) 3301-2546 e este número também é Whatsapp. O horário de atendimento é das 7h às 13h.

Por Keila Lima - Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá