A última reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental, realizada no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora, trouxe um dado positivo para a assistência da região. O Hospital São José de Bicas aderiu à política Valora Minas para a implantação de três leitos para a saúde mental que atenderão pacientes dos municípios que fazem parte da microrregião de Saúde São João Nepomuceno/Bicas.

Segundo a referência em saúde mental da Regional de Juiz de Fora, Joana D’arc Zanelli, a adesão do hospital ao Valora Minas representa uma melhora no cenário, em relação à última reunião do colegiado, em setembro. “Esses leitos vão descomprimir um pouco a pressão dos leitos referenciados no município de Juiz de Fora”, explicou Zanelli.

28.12.2023-juiz-de-fora-saudemental

Para a microrregião de Lima Duarte, haverá reuniões para definir como se dará o atendimento na região. Em Andrelândia, município que compõe essa microrregião, já existem três leitos.

Joana Dar’c Zanelli também destacou para a necessidade dos gestores incentivarem a capacitação dos profissionais de saúde. “É necessário oferecer condições para que a equipe se qualifique para o cuidado à saúde mental, pois isso faz a diferença”, destacou.

A próxima reunião do colegiado de saúde mental será em fevereiro.

Por Jonathas Mendes