A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abriu nesta quarta-feira, dia 27/12/2023, processo de credenciamento de docentes para o Curso de Pós-Graduação lato sensu: Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

A expectativa é que sejam ofertadas 05 vagas para cada uma das disciplinas: Políticas de saúde mental, lutas antirracistas e o cuidado - 1 vaga; Os pontos de atenção da RAPS e a atenção às crises - 1 vaga; Práticas de atenção psicossocial em situações de desastres e crimes ambientais - 1 vaga; Políticas e práticas de atenção no SUS a crianças e adolescentes - 1 vaga e Políticas e práticas de atenção no SUS às pessoas em uso prejudicial de drogas - 1 vaga.

As pessoas interessadas em participar do credenciamento deverão, primeiramente, realizar cadastro no Sistema de Gestão e Acompanhamento de Credenciamento (SIGAC) disponível no endereço: http://sigac.esp.mg.gov.br/

Após fazer o cadastro, será possível realizar a inscrição para a disciplina ou disciplinas de interesse. As inscrições ficarão disponíveis das 10h do dia 27 de dezembro de 2023 até às 17h do dia 31 de janeiro de 2024.

As aulas serão lecionadas na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), localizada na Av. Augusto de Lima, 2061 (Sede) ou Rua Uberaba, 780 (Unidade Geraldo Valadão), no bairro Barro Preto, Belo Horizonte (MG). O horário das aulas será de 8h às 12h e de 13h às 17h (quartas, quintas e sextas-feiras). A previsão de datas de cada uma das disciplinas está detalhada no edital.

Em relação aos requisitos mínimos para as vagas, bem como as demais informações, estão descritas no edital. Leia-o atentamente.

>Clique aqui e acesse o edital-

LINK DO EDITAL, CASO NÃO CONSIGA ACESSAR PELO HIPERLINK- http://www.esp.mg.gov.br/credenciamento-n-05-2023-selecao-de-docentes

Sobre a Especialização

A Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocia está em sua segunda turma e soma-se a um histórico de várias outras especializações em saúde mental ofertadas pela instituição ao longo dos anos. Entre os anos de 1985 e 2002, a ESP-MG ofertou o Curso de Pós-Graduação lato sensu "Especialização em Saúde Mental" contribuindo para a formação de muitos trabalhadores que participaram do processo de Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais.

Entre 2003 e 2019, a Escola realizou formações em saúde mental voltadas às áreas da gestão, atenção a usuários de drogas, atenção em saúde mental da criança e do adolescente, residência multiprofissional, qualificação de referências técnicas, qualificação para supervisores clínico-institucionais e oficinas sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). E em setembro de 2021 foi iniciada a primeira turma desta especialização.

A especialização conta com 15 disciplinas, divididas em 8 módulos. Nesta segunda turma foram mantidas a abordagem dos temas/conteúdos da primeira turma, foi realizada uma reformulação do Módulo I (Estado, Políticas de Saúde e Cidadania), com a proposição de um Módulo Introdutório para atuação no SUS e foi incluída a temática "Saúde mental da população negra" e "Política e cuidado antirracista em saúde mental".

A carga horária total está composta por 400 (quatrocentas) horas, sendo 368 (trezentas e sessenta e oito) horas de disciplinas presenciais e 32 (trinta e duas) horas de atividades de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). As atividades do curso serão distribuídas em 16 encontros mensais. Além destes encontros, haverá um seminário final de defesa de TCC.

Por Ascom/ESP-MG