A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba recebeu, no dia 20/12, profissionais médicos, coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) e gestores de saúde para acolhimento dos novos ciclos do Programa Mais Médicos. O evento, que aconteceu no Senac Uberaba, foi conduzido por representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do município de Uberaba. 

O Programa Mais Médicos, criado em 2013 como estratégia de enfrentamento do vazio assistencial em algumas regiões, especialmente as mais afastadas de grandes centros urbanos, foi revitalizado em 2023, tendo como prioridade, formar e fixar os profissionais em todo o território nacional. Na SRS Uberaba, 37 médicos fazem parte dos novos ciclos do programa, em 19 municípios. No Brasil, existem 25.204 médicos, distribuídos em 4.155 municípios, atualmente.

Acolhimento aos profissionais do Programa Mais Médicos da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, no auditório do Senac Uberaba

De acordo com Priscila Tamar, referência central do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos em Minas Gerais, “este momento de acolhimento é um marco importante na saúde pública brasileira, com a retomada do Programa Mais Médicos e sob o horizonte político de qualificação da atenção primária, que não recebeu investimentos nos últimos anos. A Regional de Uberaba está sendo pioneira no acolhimento dos médicos, em Minas Gerais, e isso inicia um novo ciclo de qualificação da rede de saúde em todo o estado”. 

Bárbara Kelly Leão, diretora de Estruturação e Financiamento da Atenção Primária à Saúde da SES-MG, acredita que o evento é importante porque abrange as principais políticas da APS. Segundo ela, “a partir de hoje, eles conseguem ter um panorama geral dos indicadores e programas a serem desenvolvidos junto às equipes de saúde de seus territórios, assim como de sua importância na rede, possibilitando a oferta de uma assistência de qualidade e mais voltada às necessidades locais”.  

A superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, ressalta que o acolhimento desse quantitativo de profissionais na região, com capacitação adequada às diretrizes e metas dos diversos programas da atenção primária, é capaz de impactar positivamente a assistência à população, através da melhoria de indicadores que ainda estão deixando a desejar. Ana Maria Bernardes ressalta que “todo empenho necessário foi realizado para esse momento, com planejamento de continuidade em datas futuras”.

A médica cubana, Anisley Perez Rodriguez, especialista em medicina de família e comunidade, faz parte do Programa Mais Médicos desde 2014. Alocada no município de Itapagipe, onde trabalhou por quatro anos, a médica explica que “o novo ciclo do programa permitiu trabalhar novamente com esta população”. 

Por Sara Braga