A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 19/12, o 1º Seminário Regional de Saúde Integral da População Negra e Quilombola. O objetivo do seminário foi capacitar os profissionais da Saúde sobre a importância da implementação da Política Nacional e Estadual de Saúde Integral da População Negra e Quilombola, bem como, fomentar a integração das Secretarias Municipais de Educação e as políticas sociais.

Estiveram presentes profissionais da saúde, da educação e do serviço social dos 53 municípios de abrangência da SRS Pouso Alegre. No encontro foram abordados  o panorama geral da saúde da população negra; o papel do branco na luta antirracista; a importância da representatividade negra; a saúde mental da população e as desigualdades no acesso à saúde.

20.12.2023-Pouso-Alegre-Consciência Negra2

A especialista em Políticas e Gestão de Saúde na SRS Pouso, Alegre Thaiana de Cassia de Andrade, reforçou a importância da implementação da Política de Saúde Integral da População Negra e Quilombola. “É importante reconhecer o racismo como determinante de saúde, e assim, perceber a importância da efetivação de políticas públicas específicas para a população negra. Somente dessa forma será possível garantir acesso a todos aos serviços de saúde, com qualidade, em tempo oportuno e de forma resolutiva”, disse. 

 

Por Otávio Coutinho