No dia 20 de dezembro, a Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb) promoveu uma capacitação online voltada para a notificações de casos e óbitos relacionados a arboviroses. O evento reuniu profissionais da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da Unidade Regional de Saúde (URS) de Coronel Fabriciano, bem como enfermeiros e médicos envolvidos no atendimento a casos de arboviroses nos 35 municípios da área de abrangência da regional.

A capacitação foi conduzida por  Suely Lima Dias, referência técnica da SRS Coronel Fabriciano em arboviroses da SES-MG, que ressaltou a importância das notificações realizadas pelos profissionais de saúde, consideradas como comunicações obrigatórias sempre que houver confirmação ou suspeita da doença.

20.12.2023-Coronel-Fabriciano-Arboviroses

Suely Lima Dias enfatizou a necessidade imperativa de precisão nas notificações, alertando os participantes sobre a importância de preencherem a ficha de informação com responsabilidade. "A integridade e a exatidão dos dados notificados são cruciais para garantir a eficácia das ações de vigilância e controle, contribuindo assim para a preservação da saúde pública nos municípios abrangidos", pontuou.
Durante a capacitação, os participantes puderam esclarecer dúvidas, abordar casos práticos e obter mais informações sobre as notificações em Saúde Pública.

Por Lais de Souza