A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou, entre os anos de 2022 e 2023, deliberações em que repassa recursos para investimento e custeio para 44 microrregiões de saúde para implantação e oferta assistencial de serviços ambulatoriais especializados, da média complexidade, nas linhas de cuidado prioritárias definidas pelo Estado:  Pré-Natal de Alto Risco; Criança de risco; Propedêutica do câncer de colo uterino; Propedêutica do câncer de mama; Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) de alto e muito alto risco.

Uma das microrregiões contempladas foi a de Ubá, que teve  recursos em torno de R$6 milhões previstos para o atendimento dos 20 municípios da microrregião com o serviço de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A Policlínica Regional Doutor Eduardo Levindo Coelho é o serviço pactuado para prestar a assistência aos usuários, localizada no centro de Ubá. A estrutura do atendimento visa acolher as cinco linhas de cuidados, disponibilizando exames (na própria sede e com apoio de pontos de atenção terceirizados), consultas médicas especializadas e com a equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista e farmacêutico. Em conjunto, os profissionais irão elaborar um plano terapêutico individual, tendo em vista a melhoria do quadro de saúde do paciente com cuidado compartilhado com a Atenção Primária à Saúde (APS).

18.12.2023-Ubá-serviços de saúde2

Para divulgar a AAE e alinhar a regulação dos usuários, foi realizada uma reunião, no dia 13 de dezembro, com os municípios da microrregião de Ubá. “Destacamos a necessidade do vínculo entre os profissionais da APS com a atenção ambulatorial, pois o essencial é que o paciente retorne aos serviços de Saúde próximo da sua residência após a consulta especializada, pois é lá que ele desenvolverá, junto com a equipe das Unidades de Saúde da Família, todo plano traçado para melhoria de sua saúde e qualidade de vida. Os profissionais do AAE estão disponíveis para auxiliar na compreensão do plano de cuidados, sendo uma tarefa compartilhada entre as equipes”, explicou Nicélia Vieira, enfermeira do Núcleo Regulador do serviço ambulatorial especializado, que funciona dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ubá e que será o elo entre a policlínica e os municípios.

Até fevereiro de 2024, o serviço ambulatorial especializado deve estar em pleno funcionamento com todas as linhas de cuidados implantadas.

Acesso

Primeiramente, a Atenção Primária à Saúde dos municípios realizará a estratificação de risco dos usuários, identificando aqueles que atendem aos critérios de encaminhamento previstos em cada linha de cuidado. As Secretarias Municipais de Saúde irão regular (direcionar) os pacientes elegíveis para o núcleo regulador, que agenda o atendimento na AAE para o indivíduo. Após os exames e consultas realizados na Policlínica, volta para o acompanhamento da Atenção Primária do município de origem para aplicar o plano terapêutico prescrito, que pode conter uso de medicamentos, atividades físicas, práticas integrativas, entre outros serviços disponíveis nas unidades de Saúde dos bairros.

A referência técnica da Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da SES-MG, Ana Cristina Dias Custódio, ressalta a importância dessa estruturação do serviço especializado ambulatorial, uma vez que o vazio assistencial observado se dá, em grande parte, pela assistência fragmentada e aleatória na média complexidade. Através dessa organização se espera que ocorra o acesso mais equitativo ao serviço de saúde. “É imprescindível a adesão e envolvimento de todos os municípios para alcançarmos um bom desempenho assistencial incorporando os recursos aqui em nosso território, fortalecendo a média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), e organizando esse nível de atendimento que está atualmente funcionando de forma fragmentada”, disse Ana Cristina Custódio. A referência técnica acrescentou que será um ganho muito significativo para a população ter acesso às especialidades com atendimento integral e de forma mais eficiente.

Por Keila Lima / Foto: Divulgação SMS Ubá