Nos dias 12 e 14 de dezembro, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu uma capacitação para fortalecer a resposta contra a Doença de Chagas Crônica (DCC) na microrregião de Unaí. A iniciativa visou qualificar os profissionais dos municípios, utilizando a plataforma de notificação e-SUS, a fim de aprimorar a coleta de dados e monitoramento dessa condição crônica.

O cenário atual destaca a microrregião de Saúde de Unaí como um ponto crucial para a vigilância e o monitoramento desse agravo, principalmente por afetar populações historicamente negligenciadas.

A notificação eficaz dos casos é importante para compreender a realidade local e direcionar políticas públicas e ações de saúde específicas. A plataforma e-SUS, por meio do formulário “Chagas crônica”, foi desenvolvida para atender a essa demanda, proporcionando uma abordagem prática e online, facilitando a inclusão de dados essenciais para o monitoramento.

Capacitação sobre Doença de Chagas Crônica

Franciele Nascimento Oliveira, referência técnica em doença de Chagas na GRS Unaí, destaca a importância de capacitar os profissionais municipais. Para ela, operacionalizar o sistema de notificação da DCC é uma estratégia fundamental para identificar, conhecer e monitorar os indivíduos com a doença. Essa abordagem visa fornecer informações confiáveis para subsidiar a assistência à saúde, assim como orientar as políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Mônica Kassia, coordenadora de vigilância epidemiológica do município de Natalândia, ressalta “a necessidade de realizar uma busca ativa dos casos na comunidade. Essa estratégia é crucial para compreender a realidade local, identificar a quantidade de pessoas afetadas pela doença e suas manifestações mais frequentes.” A partir desses dados, será possível elaborar ações efetivas de prevenção e controle da DCC no território.

Durante a capacitação, os municípios foram agraciados com uma caixa contendo o ciclo evolutivo de vetores da DC. Esses materiais foram produzidos e disponibilizados pelo Laboratório de Referência em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas, do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), enriquecendo ainda mais a iniciativa e fornecendo recursos tangíveis para a compreensão e enfrentamento da DCC aos profissionais.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos: Franciele Nascimento e Eduardo Medeiros