Cem por cento dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova participaram, ao longo do mês de dezembro, da etapa de validação do Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (VigiMinas). Os encontros, que aconteceram por blocos de municípios, foram realizados na sede da Regional, sendo capitaneados pela Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS), com o apoio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e de Vigilância Sanitária (Nuvisa). 

O VigiMinas visa fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo estado e pelos municípios para maior articulação entre os atores, além de ampliar a eficiência dessas ações desenvolvidas na área. “As coordenações municipais de Vigilância em Saúde e seus respectivos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária puderam validar o Plano Municipal de Implementação (PMI) do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (SEVS-MG) junto aos técnicos regionais. Em duas semanas, finalizamos o processo com 100% de adesão dos municípios”, destacou a coordenadora da CVS, Graziele Dias. 

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Para a coordenadora da Vigilância em Saúde do município de São Pedro dos Ferros, Nathália Rocha Faria, as reuniões foram uma experiência muito positiva. “Pudemos nos aproximar tanto dos técnicos regionais quanto das equipes de outros municípios, trocando experiências e sanando dúvidas. O trabalho em conjunto trouxe mais segurança, fortaleceu vínculos e nos auxiliou a assimilar conteúdos para executar as ações dentro do que o VigiMinas espera”, testemunhou. 

O Programa VigiMinas estrutura-se em quatro etapas: diagnóstico municipal com identificação das potencialidades e fragilidades das gestões municipais na execução das ações e serviços de Vigilância em Saúde (já realizada); construção conjunta do SESV-MG (etapa atual); elaboração dos PMI com base em modelos definidos; execução e monitoramento das ações previstas nos planos, com início em 2024. 

 

Sobre o PMI

O Plano Municipal de Implementação (PMI) baseia-se no conjunto de responsabilidades definidas pela legislação vigente da atuação de cada ente federativo no âmbito da vigilância em saúde. A distribuição das atribuições relaciona-se a Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e algumas atividades transversais de Emergências em Saúde Pública e Vigilância Laboratorial. Após o período de elaboração do PMI e da discussão com outras áreas correlatas, o plano será validado pela regional e, então, encaminhado aos Conselhos Municipais de Saúde para pactuação.  

Por Tarsis Murad / Foto: Graziele Dias