A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), promoveu no dia 11 de dezembro, o I Encontro Regional sobre Triagem Neonatal. Realizado no auditório regional, o evento reuniu 40 profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) e em hospitais maternidade da região.

O encontro teve como objetivo principal capacitar e atualizar os profissionais envolvidos na execução do Teste do Pezinho. Este procedimento, fundamental na detecção precoce de doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos, representa um marco na saúde infantil.

13.12.2023-Diamantina-teste-pezinho2

Entre os palestrantes, estiveram presentes a referência técnica da CAS da SRS-Diamantina, Kesley Duarte de Jesus; a enfermeira Talita Santos, representando a microrregião de Saúde de Araçuaí; o enfermeiro Ricart Luchesse e a médica pediatra Letícia Silveira, ambos da microrregião de Saúde de Serro.

Na ocasião, foram abordados pelos palestrantes os elementos determinantes da Triagem Neonatal, incluindo a política vigente, legislação atual, as portarias do Ministério da Saúde (MS), e as resoluções relevantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Estes regulamentos são fundamentais para a identificação de doenças no Teste do Pezinho, como a fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, entre outras. Também enfatizaram a necessidade de busca ativa e mobilização social para assegurar a eficácia da ação preventiva. Além disso, foi ressaltado o apoio do laboratório do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad/UFMG) no processamento das análises e na disponibilização de resultados para todos os municípios de Minas Gerais.

Um dos pontos de destaque do evento foi a ênfase na disseminação de conhecimento entre os profissionais, visando ao aperfeiçoamento contínuo do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Foi destacada a necessidade de atenção à ação do 5º dia e ao aconselhamento genético.

Kesley Duarte de Jesus, responsável pela organização e promoção do encontro enfatizou a importância do momento. “Este evento proporcionou uma oportunidade única de fortalecer as habilidades dos profissionais da saúde na realização do Teste do Pezinho. Nossa missão é assegurar que cada recém-nascido em nossa região tenha acesso a diagnósticos precoces, o que é decisivo para tratamentos eficazes e para melhorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias”, salientou Duarte

“O encontro foi importante para nosso município e para a região como uma oportunidade para termos acesso a mais informações que serão relevantes para as atividades já desenvolvidas em nossos municípios”, destacou Rosilene Gonçalves Lima, enfermeira do município de Turmalina.

Acesso ao Teste do Pezinho

O teste é geralmente realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê em hospitais, maternidades, postos de saúde ou clínicas especializadas. Este exame consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, sendo um processo rápido e seguro.

O Teste do Pezinho é parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, sendo oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a realização do teste, é essencial acompanhar os resultados. Em caso de detecção de alguma anormalidade, o bebê será encaminhado para tratamentos e acompanhamentos especializados. Para a realização do teste, é necessário levar a documentação do recém-nascido e dos pais ou responsáveis.

Por Ricardo Maciel / Foto: Kesley Duarte de Jesus