Nesta segunda-feira, 11/12, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizaram o  sétimo episódio da série de webinários “Perspectivas em Regionalização do SUS”. Transmitido pelo canal da ESP-MG, no YouTube, o sétimo e último webinário teve como tema Monitoramento e avaliação no SUS.

O objetivo deste episódio foi compreender conceitos essenciais envolvidos no processo de planejamento, monitoramento e avaliação, discutindo a importância da inserção destes processos na rotina do trabalho.

Para tratar do tema, foi convidado o Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRSJF/SUBR/SES-MG), Renan Guimarães de Oliveira. A mediação do debate foi conduzida pelos trabalhadores e docentes da ESP-MG, Rodrigo Martins da Costa Machado e Lenira de Araújo Maia.

12.12.2023-Juiz-de-Fora-webnário-ESP-MG

O superintendente pontuou que monitoramento e avaliação são partes complementares do mesmo processo. Segundo ele, “o monitoramento acompanha no tempo o desenvolvimento de determinadas atividades e formula hipóteses a respeito. A avaliação aprofunda a compreensão sobre esse desenvolvimento, investigando as hipóteses geradas pelo próprio monitoramento”.

Para exemplificar a importância do monitoramento e avaliação, Renan Oliveira citou a implementação dos novos tomógrafos em vários hospitais do estado, por meio da política Valora Minas. “O que determinou a alocação desse equipamento mais perto do território foi o cenário epidemiológico, que indicava doenças que precisavam de um diagnóstico imediato, facilitando o acesso ao equipamento pelos serviços de saúde”, exemplificou. O superintendente destacou que, a partir dessas ações, é possível fazer um planejamento eficiente, de forma que o sistema de saúde gere resultados para os usuários.

Rodrigo Machado, trabalhador e docente da ESP-MG, ressaltou que um dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) é produzir processos de monitoramento e avaliação com informações fidedignas. “Em 2018, cerca de 38% dos estabelecimentos de saúde ainda registravam informações clínicas e cadastrais em papel”, ponderou.

A implementação do Índice de Qualidade de Gestão Municipal foi citada por Renan Oliveira como uma ferramenta para enxergar melhor a situação dos municípios. “A partir de alguns indicadores conseguimos identificar se os municípios estão melhorando ou não”, disse.

Confira o Webinário na íntegra no canal do youtube da ESP-MG, acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Sobre a série

Esta série de Webinários trata-se de uma ação educativa remota, que tem como objetivo compreender os desafios e potencialidades do processo de regionalização, explorando os caminhos de compartilhamento territorial e cooperação entre municípios, estado e União para operacionalização e alcance dos princípios do SUS.

Esses encontros visam também proporcionar um espaço de troca de saberes de modo a contribuir com o aprimoramento da gestão do SUS-MG, em âmbito regional. A atividade é destinada a gestores e trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde, que atuam no Nível Central e Regional.

Este foi o último dos 7 episódios da série e todos eles já estão disponíveis no canal do Youtube da Escola.

Para assistir todos os 7 episódios da série, acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Por Jonathas Mendes