Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Gerência Regional de Saúde de Unaí realizou o 6º encontro formativo do Projeto Estratégico Saúde em Rede, cujo principal objetivo foi analisar o sistema de agendamento das Unidades de Atenção Primária, além de discutir estratégias para aprimorar o acesso da população aos serviços de saúde.

O evento também abordou questões relacionadas à Atenção Especializada, destacando a discussão sobre as estratégias de implantação do Modelo do Ciclo de Atenção Contínua e a avaliação da capacidade operacional dos serviços especializados na região.

11.12.2023-Unaí-Saúde-em-Redes

A Analista Regional, Amanda Mares, explica que “Uma das estratégias para melhorar o acesso dos usuários é a organização da agenda. Além disso, tanto as equipes de atenção básica quanto de atenção especializada refletiram sobre a sua capacidade de oferta e os fluxos de atendimentos nos serviços”.

A microrregião de Saúde de Unaí, que engloba os 12 municípios jurisdicionados e conta com a participação de 28 tutores, faz parte da terceira onda de expansão do Projeto Saúde em Rede. A proposta visa qualificar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada, com o intuito de aprimorar o atendimento, aumentar a resolutividade dos serviços e agregar valor tanto à população quanto aos profissionais de saúde.

O Projeto Estratégico Saúde em Rede tem como meta principal promover melhorias significativas nos serviços de saúde oferecidos à população. A integração entre as diferentes áreas de atenção à saúde é enfatizada, contribuindo para a eficiência e eficácia do sistema como um todo.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Foto: Juliana Luiz