A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Inaff) promoveram, nesta segunda-feira (11/12), o curso Cuidado Farmacêutico em Pacientes com Doenças Respiratórias Crônicas, destinado aos profissionais de saúde e gestores do estado.

Crédito: Cleber Piovesana

Na abertura, a secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes, e o presidente do Inaff, Lindemberg Assunção Costa, assinaram termo de cooperação para o fortalecimento do intercâmbio técnico-científico e cultural entre as instituições.

“Essa parceria abrirá muitas portas, possibilitando que esforços da academia, da própria gestão e também da indústria farmacêutica possam ser concatenados em busca da melhoria das políticas de saúde”, afirmou a secretária.

“Além disso, a cooperação trará agilidade para o aprimoramento contínuo da nossa equipe, o que é muito importante na assistência farmacêutica, pois é uma área que está em constante e rápida evolução”, concluiu.

O curso Cuidado Farmacêutico em Pacientes com Doenças Respiratórias Crônicas contou com cinco palestras. O professor da Universidade Federal da Bahia e vice-presidente do Inaff, Pablo de Moura Santos, ministrou as palestras “Cuidado Farmacêutico em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc) e Asma - Método PW” e “Assistência Farmacêutica com Foco no Cuidado Farmacêutico: Como implantar um programa de cuidado farmacêutico em Dpoc e asma”.

Além dele, os médicos pneumologistas Guilherme Cardoso Parreiras e Gediel Cordeiro Júnior falaram, respectivamente, sobre “Guidelines Internacionais e Nacionais PSDT das Doenças Crônicas” e “Manejo Químico e Tratamento das Doenças Respiratórias Crônicas”.

Já a referência nos Processos de Cuidado Farmacêutico da SES-MG, Luciana Cássia Oliveira Barbosa, tratou do “Manejo dos Dispositivos e Orientação dos Cuidados e Atenção ao Paciente de Dpoc e Asma - Apresentação Guia”.

Por Jornalismo SES-MG