Entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2023, as referências técnicas do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizaram visita técnica nos municípios de Bonito de Minas, Itacarambí, Januária, Japonvar  e Lontra. A ação objetivou supervisionar as salas de vacinação nestas cidades.

Os serviços de imunização são orientados pelo Ministério da Saúde (MS), mas compete aos estados e municípios sua efetiva estruturação e organização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os municípios têm papel fundamental na atuação e na responsabilidade por todas as atividades da Atenção Primária à Saúde (APS), inclusive aquelas referentes ao planejamento e organização da vacinação no nível local. 

11.12.2023-Junuária-Visita-Sala-de-Vacinação

É atribuição dos municípios a disponibilização de locais adequados para a conservação e administração das vacinas e de profissionais de enfermagem capacitados para o gerenciamento, manutenção e manipulação adequada dos imunobiológicos. Os profissionais locais devem promover o monitoramento e avaliação das atividades de imunização das salas de vacina.

Emmanuel Rodrigues, coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica enfatiza que “a avaliação da qualidade, estrutura e funcionamento das salas de vacinação é uma atividade necessária no sentido de identificar os elementos importantes no desenvolvimento do trabalho”. O coordenador observa que a avaliação “é um meio de aferir se os serviços ofertados nas salas supervisionadas atendem às recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal, para possíveis orientações sobre adequações, quando se fizer necessário”.

Por GRS Januária / Foto: Emmanuel Rodrigues - GRS Januária