No dia 1º de dezembro, coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) de 34 municípios se reuniram em uma reunião técnica para discutir e alinhar estratégias que visam fortalecer as políticas do primeiro nível de atenção à saúde, em âmbito municipal. A reunião, realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, abordou diferentes temas importantes para a qualificação dos processos de gestão e governança da APS.

Os resultados esperados incluem a implementação efetiva, em cada um dos municípios presentes, das ações discutidas durante a reunião, promovendo melhorias significativas nos serviços, e consequentemente, nas redes de atenção à saúde em âmbito macrorregional.

08.12.2023-Governador-Valadares-Reunião-técnica-APS

A ação foi organizada pela necessidade premente de apresentar aos municípios os novos indicadores do cofinanciamento das políticas de promoção da saúde. Além disso, a exposição das experiências exitosas no Previne Brasil e o alinhamento de ações de interesse foram importantes para munir de ferramentas os participantes,  ampliando possibilidades de implementação eficaz das políticas em seus territórios. A iniciativa envolveu as áreas técnicas da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi).

Rômulo Gusmão, superintendente da SRS Governador Valadares, relata que os indicadores de performance da APS na Macro Leste são acompanhados, com a observação de avanços. De acordo com o superintendente, “no Previne Brasil, o Indicador Sintético Final aponta para mais eficácia das equipes e, para além disso, as internações sensíveis têm diminuído progressivamente, sinalizando entrega de valor aos usuários, pelas mãos de, aproximadamente, 200 equipes de Saúde da Família, da nossa região”. Ele observa ainda que “as evidências confirmam o êxito dos Encontros Gerenciais que nossa equipe tem realizado, demonstrando a assertividade das intervenções, muito alinhadas ao propósito do governo e da SES-MG, de tornar real o SUS ideal”.

Temas detacados

A reunião técnica abordou a apresentação do novo modelo de cofinanciamento da Política Continuada de Promoção da Saúde (Poeps), incluindo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e as Políticas de Promoção da Equidade. Os coordenadores discutiram estratégias para implementar essas políticas de forma abrangente e eficaz, garantindo uma cobertura integral e equitativa para a população.

Além disso, os representantes de sete municípios compartilharam experiências exitosas relacionadas aos Indicadores de Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), referentes ao programa Previne Brasil (2022 a 2023). A troca de informações teve como objetivo identificar boas práticas e estratégias bem-sucedidas que podem ser replicadas para aprimorar os serviços de saúde locais.

O encontro também dedicou um espaço para informar sobre a mobilização do Janeiro Roxo, campanha que visa conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase. Os participantes puderam discutir estratégias de conscientização para ampliar a adesão da comunidade às ações preventivas.

També foi assunto da reunião o contexto do Programa Miguilim, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), focado na promoção da saúde auditiva e ocular nas escolas públicas de Minas Gerais, tanto estaduais quanto municipais. O programa também conta com exames, triagem e consultas especializadas para as crianças matriculadas nas escolas públicas, bem como da concessão de óculos e aparelhos auditivos para os alunos que necessitarem. A apresentação buscou dar clareza aos coordenadores de APS, quanto ao seu papel nesse programa.

Outro momento do encontro, foi dedicado ao alinhamento das políticas de saúde para os municípios que abrigam Unidades Prisionais, como Aimorés, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Mantena, Peçanha, São João Evangelista, Tarumirim e Santa Maria do Suaçuí. As discussões focaram em estratégias para melhorar os serviços prestados e promover ações específicas de prevenção e tratamento para a população carcerária.

Por SRS Governador Valadares