No dia 5 de dezembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares sediou o I Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal. O evento, realizado com o intuito de fortalecer os laços entre a coordenação regional e os gestores municipais, abordou temas cruciais para a efetivação da Política de Saúde Bucal. O encontro contou com a participação, além dos coordenadores municipais de saúde bucal, de cirurgiões-dentistas que atuam nas equipes de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde (APS).

A pauta extensa e abrangente contemplou diversos pontos essenciais para a implementação eficaz da Rede de Atenção à Saúde Bucal (Rasb) na região. Inicialmente, destacou-se a apresentação da Rasb na macrorregião de Saúde Leste, proporcionando uma visão panorâmica das estratégias que compõem essa rede. Os coordenadores municipais de saúde bucal tiveram a oportunidade de compreender as nuances e desafios dessa iniciativa que visa aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços odontológicos.

07.12.2023-GovValadares-Encontro Rasb

A competência dos coordenadores Municipais foi um ponto-chave da discussão, delineando responsabilidades e expectativas para a efetividade da Rasb nos municípios. A roda de conversa que se seguiu permitiu que os participantes compartilhassem suas experiências, desafios e, sobretudo, propusessem ações concretas para aprimorar a implementação da rede em suas localidades.

Destacando o êxito de práticas inovadoras, foram apresentadas experiências exitosas nos municípios de Alpercata e Coroaci. Esses cases evidenciaram estratégias bem-sucedidas que podem ser replicadas e adaptadas em outras localidades.

A análise dos indicadores e da cobertura de saúde bucal nos municípios também proporcionou uma compreensão mais precisa dos avanços e desafios enfrentados. Esse diagnóstico é fundamental ao direcionamento eficiente de recursos e estratégias que visem a melhoria contínua dos serviços. Além disso, o encontro dedicou atenção especial aos fluxos de encaminhamento dos componentes da Odontologia Hospitalar, seguindo as diretrizes da Portaria GM/MS 960/23.

Para Norma Lucena, da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Governador Valadares, “o I Encontro com os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal aconteceu a partir de uma necessidade percebida pelos dois lados: dos municípios e da CAS”. Segundo ela, o evento foi pensado como uma forma de se levar informações técnicas; de haver trocas de experiências; como um momento de escuta dos municípios sobre suas dificuldades e suas conquistas. Também como espaço para se discutir e propor caminhos para o avanço da odontologia como meio de levar saúde e melhoria de qualidade de vida para os usuários do SUS e como forma de acolher, valorizar e agradecer aos colegas pelo trabalho desenvolvido em seus municípios. “Procuramos, também, levantar a importância do trabalho em equipe para se alcançar os objetivos. Foi um evento muito produtivo e com um ótimo retorno dos participantes”, ressaltou Norma Lucena

O superintendente da SRS Governador Valadares, Rômulo Gusmão, afirmou que “a Saúde Bucal tem sido um grande desafio na macrorregião de Saúde Leste. Temos baixa cobertura da média complexidade, fragilidade de performance na alta complexidade e na Atenção Primária à Saúde (APS) há ainda oportunidades de melhoria nas coberturas”. Rômulo Gusmão acrescentou que o encontro foi realizado na busca pelo enfrentamento desse cenário. “Entendemos que mobilizar os coordenadores e trabalhar no processo de gestão, de reconhecimento dos nós críticos dessa área tão relevante à saúde integral dos indivíduos, é para nós, essencial”, ponderou.

A iniciativa, organizada pela necessidade de estreitar os laços entre a referência técnica de Saúde Bucal da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Governador Valadares e os coordenadores municipais, visou fomentar discussões aprofundadas sobre a Política de Saúde Bucal, proporcionando um espaço para o compartilhamento de anseios, experiências e conhecimentos.

Por SRS Governador Valadares