A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu, no dia 5 de dezembro, o Seminário de Manejo Clínico Institucional na Urgência Psiquiátrica, realizado no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

O encontro teve como principal objetivo capacitar os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) para o atendimento humanizado em liberdade, conforme preconizado pelo Estado de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde (MS).

Participaram do seminário médicos clínicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conselheiros municipais de saúde, assistentes sociais, entre outros profissionais de diversas áreas.

Seminário de Manejo Clínico Institucional na Urgência Psiquiátrica

Pela manhã, Karine Zago, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), enfermeira e doutora em Saúde Mental, apresentou palestra sobre manejo clínico na urgência psiquiátrica. No período da tarde, Ana Marta Lobosque, psiquiatra e defensora da Luta Antimanicomial, abordou questões essenciais relacionadas à saúde mental e ao tratamento humanizado.

“Um dos grandes desafios no manejo clínico institucional na urgência psiquiátrica é a identificação da crise. É crucial ter uma equipe capacitada, treinada, e que realmente conheça o paciente para encaminhá-lo com segurança para o serviço de urgência”, afirmou Karina Zago. Segundo ela, este é o desafio mais significativo e que a melhor técnica está na atitude do profissional. “Podemos procurar evitar a necessidade de contenção química ou mecânica de pacientes em crise. A comunicação eficaz, a postura corporal e o comportamento são fundamentais para um manejo mais eficiente da crise, focando em abordagens psicológicas em vez de intervenções físicas”, relata a enfermeira.

Cássia Silene Rodrigues Silene Bontempo, referência técnica em Redes de Atenção Psicossocial da SRS Patos de Minas comentou que “a capacitação dos profissionais e a sensibilização dos gestores são passos fundamentais para a implantação de novos equipamentos e para suprir o vazio assistencial que as regiões possuem”. De acordo com a referência técnica, “buscamos sempre elevar a qualidade do atendimento e promover uma abordagem mais humanizada na urgência psiquiátrica.”

“As práticas e informações compartilhados durante o seminário poderão contribuir para transformações significativas na Rede de Atenção Psicossocial das microrregiões de Saúde de Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo”, observou Cássia Bontempo.

O Seminário de Manejo Clínico Institucional na Urgência Psiquiátrica representa um marco na busca por uma assistência mais qualificada e alinhada com princípios éticos e humanitários, contribuindo para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e o cuidado integral às pessoas em sofrimento psíquico.

O encontro fortaleceu o compromisso da região em promover uma abordagem integral e inclusiva no tratamento de questões relacionadas à saúde mental, evidenciando a importância da união de esforços entre profissionais, gestores e comunidade para alcançar esse objetivo.

Para Natália Bontempo Gonçalves, referência técnica de saúde mental de Carmo do Paranaíba e Psicóloga do Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD), “profissionais do município que atuam no Caps 1, Caps AD e na urgência participaram do seminário para  aprimorar a abordagem na emergência psiquiátrica”.  Natália Gonçalves acrescenta que “abordar sobre o matriciamento é fundamental no manejo clínico e permite a discussão e o compartilhamento de casos, o que possibilita um atendimento mais abrangente e melhor para o  paciente”.

Por Pedro Lucas