A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou, no dia 29/11, da inauguração do Conselho de Saúde do Sul de Minas (Consessul), articulado pelo Grupo Unis. O primeiro encontro do conselho reuniu 25 secretários Municipais de Saúde da região.

O Consessul será coordenado pelo professor doutor Henrique Touguinha. O objetivo do conselho é reunir lideranças da área da saúde, que atuam em diversos municípios da região, para troca de experiências, conhecimentos e busca de soluções para diversas temáticas da saúde.

Como representante da SRS Varginha, o superintendente Regional de Saúde, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, abordou o tema “Desafios na formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e impactos da inadequação”.

04.12.2023-Varginha-Consessul1

De acordo com Luiz Alcântara, é atribuição constitucional do SUS a ordenação e a regulação da formação de profissionais de saúde para que seus objetivos sejam cumpridos. Ele ponderou ser inviável criar um sistema público de saúde que exige determinado perfil profissional, enquanto os estabelecimentos de ensino preparam estes profissionais para o mercado privado de saúde, que apresenta um modelo assistencial baseado em outros conceitos sanitários.

“O desenvolvimento de profissionais para o SUS é questão estratégica, passando tanto pela quantidade, quanto pela distribuição geográfica desses profissionais, além da aptidão para trabalhar no modelo proposto pelo sistema de seguridade social brasileiro”, esclareceu Luiz Alcântara. O superintendente afirmou que “países que optaram por garantir sistema de saúde universal passaram a atuar também na formação dos profissionais de saúde de forma a estarem disponíveis ao sistema nacional, preferencialmente, como são os casos da Inglaterra, Itália, Canadá e Espanha”.

O Reitor do Unis, professor Felipe Flausino destacou que “com o Consessul unimos os esforços do Unis com os interesses da nossa comunidade, nos aproximando dos profissionais que pensam o desenvolvimento da saúde em nossa região”. O reitor acrescentou que “buscando ampliar nossos trabalhos na área, capacitar nossos futuros profissionais e pensarmos juntos nas possibilidades de evolução que podemos trazer para a saúde no Sul de Minas”.

Luiz Paulo é servidor da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) há 15 anos e atuou com planejamento das redes de atenção à saúde, regionalização, correição administrativa e regulação em saúde antes da direção. Para ele, o Consessul é mais uma oportunidade de aproximação da atuação do Estado com os municípios e acadêmicos, alinhando conhecimentos e necessidades regionais, para aprimorar os serviços de saúde prestados à comunidade.

O Grupo Unis, articulador do Consessul, fomenta também o Conselho Empresarial do Sul de Minas (Cesul), o Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CebSul) e o Conselho Jurídico do Sul de Minas. Fotos: Comunicação Grupo Unis

Por Thayane Viana