Nos dias 29 e 30 de novembro, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu uma oficina de trabalho voltada para o incremento das coberturas vacinais em crianças e adolescentes. O evento reuniu profissionais das áreas de saúde e educação, proporcionando um espaço para discussões, esclarecimentos de dúvidas e planejamento específico para elevar as taxas de vacinação nesses grupos etários.

Técnicos da GRS Unaí e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), profissionais de saúde das secretarias municipais, educadores de escolas municipais e estaduais, representantes das superintendências estaduais de educação de Unaí e Paracatu puderam discutir e planejar ações que visam reverter o cenário de baixas coberturas vacinais.

30.11.2023-Unaí-Oficina-vacinação1

Marcela Lencine Ferraz, diretora de vigilâncias de doenças transmissíveis e imunização da SES, destacou a importância da oficina e a colaboração entre os setores público de educação e saúde. "Estamos aqui em Unaí fazendo uma oficina que visa trabalhar o aumento das coberturas vacinais em crianças e adolescentes. Trabalhamos juntos com os municípios da regional, discutindo estratégias e planos de ação para reverter esse cenário”, observou Marcela Ferraz. Ela ressaltou que “ao longo do ano de 2024, faremos o monitoramento dos resultados obtidos a partir desta oficina".

A participação expressiva dos profissionais da educação foi um ponto positivo destacado durante o evento. A aproximação entre saúde e educação é considerada fundamental para superar os desafios das baixas coberturas vacinais. A diretora enfatizou que a oficina permitirá que os profissionais elaborem seus próprios planos de trabalho, aplicando as estratégias discutidas durante o evento.

Natatia Santana Carvalho, referência técnica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SES-MG), reforçou a importância da ação conjunta entre saúde e educação. "O evento proporcionou uma ação conjunta integrada de discussões profundas com profissionais da educação e saúde. O apoio dos profissionais da educação foi importante para fortalecer a educação em saúde.”

Luciene Mota, referência técnica de imunização da Gerência Regional de Unaí, ressaltou a importância da colaboração entre os setores. "A escola chega aonde os serviços de saúde não conseguem chegar, e por isso, como proposta intersetorial, precisamos trabalhar juntos, educação e saúde, para que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à vacinação", afirmou.

A oficina representa um passo significativo na busca por melhores índices de cobertura vacinal, promovendo uma união estratégica entre saúde e educação. A expectativa é de que os planos elaborados durante o evento se traduzam em ações eficazes ao longo do próximo ano, contribuindo para a proteção da saúde das crianças e adolescentes na microrregião de Saúde de Unaí.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí