A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, promoveu, nos dias 28 e 29 de novembro, um treinamento sobre o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES). O evento foi realizada no Campus II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O objetivo foi capacitar as referências municipais no manejo do SIES, que faz parte do processo de descentralização do sistema aos 34 municípios da área de abrangência da regional.

O SIES, que integra o Programa Nacional de Imunizações, é uma ferramenta fundamental para a gestão de insumos de vacinação. O treinamento focou em aspectos como o controle de estoque e a eficiência na distribuição dos insumos estratégicos. Adriano Mato, coordenador da rede de frio estadual, e Jennifer Queiroz, referência técnica do SIES, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram os responsáveis pela capacitação.

Foto: Ricardo Maciel

Carolina Di Pietro, referência técnica da SRS Diamantina, ressaltou a importância da descentralização do SIES, iniciada em 2022, destacando que o  treinamento visa dar continuidade a esse processo. “Com a descentralização, os municípios agora podem gerenciar todas as etapas do sistema, desde fazer pedidos até administrar a distribuição e o controle de estoque nos pontos de vacinação”, disse. Segundo Di Pietro, esse avanço permite um controle mais efetivo dos estoques e facilita o acompanhamento dos pedidos e da distribuição dos insumos.

Carolina também enfatizou que, com a descentralização, responsabilidades adicionais como o cadastro de usuários e entidades foram transferidas do nível central para o nível regional. Isso inclui o cadastro de Secretarias Municipais, redes de frio e unidades básicas de saúde, anteriormente gerenciados em nível estadual. “Essa mudança certamente vai agilizar o processo de cadastramento e liberação de usuários e entidades, tornando o sistema mais ágil e eficiente”.

Por Ricardo Maciel