Durante a última reunião de Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do ano de 2023, realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena do dia 28/11, os municípios de Carandaí e Congonhas apresentaram suas experiências exitosas em vacinação que foram premiadas no Congresso Brasileiro de Defesa da Vacinação – Desafios e Estratégias realizado em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22/11.

A respeito da participação dos municípios no congresso, a referência técnica de imunização da SRS Barbacena, Ana Cristina dos Santos, explicou aos gestores presentes à reunião os trabalhos apresentados. “Tivemos algumas experiências exitosas aprovadas para apresentação em formato de banner, sendo duas do município de Carandaí, uma do município de Congonhas, uma do município de Senhora dos Remédios, e uma de Capela Nova. Desses trabalhos, 2 municípios da SRS Barbacena receberam premiações no congresso. Em primeiro lugar com a experiência do Projeto Zé Gotinha, do município de Carandaí,  e, em segundo lugar, com a experiência Listas nominais para crianças menores de 2 anos para a vacinação e busca ativa, do município de Congonhas”, pontuou.

29.11.2023-Barbacena-apresentação-CIB2

Ao iniciar a reunião da CIB, as referências dos municípios de Carandaí e Congonhas fizeram a apresentação das experiências premiadas. As referências municipais de imunização de Carandaí, Adrisiene de Sousa e Ludmila Cerqueira, explicaram como foi o trabalho. “O projeto de Carandaí consiste basicamente em controle nominal de crianças menores de 2 anos por faixa etária de vacinação. É um trabalho que integra imunização e atenção primária, onde cada ator tem seu papel. Começando na equipe da central, que confecciona e monitora a cobertura municipal, chegando lá na ponta com o enfermeiro da UBS (Unidade Básica de Saúde) e ACS (Agente Comunitário de Saúde). Esse projeto permite melhor acompanhamento local com a planilha de cobertura de cada unidade. Costumo brincar que, quando cada um faz sua cobertura acaba por estimular a boa competição, onde todo mundo quer correr atrás da sua meta. Como os gráficos mostram (no banner), uma boa aplicabilidade da lista traz retorno rápido com aumento de cobertura vacinal”, explicou Ludmila Cerqueira.

Em seguida, foi apresentado o trabalho de Congonhas. Segundo a referência de imunização do município, Stella Santana, “quando montamos esse projeto, buscamos integrar a atenção primária e a imunização, porque, em municípios maiores, vemos que isso é uma dificuldade. Produzimos mensalmente listas de crianças menores de 2 anos e pegamos as informações do cartório e do teste do pezinho, e essas informações são repassadas às unidades básicas, onde o enfermeiro fica responsável por controlar cada listagem do seu território e também ampara os agentes comunitários e equipes de enfermagem que vacinam e acompanham cada criança. Com esse projeto tivemos um grande aumento das coberturas vacinais”, explicou.

As referências técnicas participaram da reunião de CIB, a convite do superintendente Regional de Saúde, Renato Soares dos Reis, para demonstração aos gestores da região e como forma de reconhecimento do trabalho exitoso dos premiados. Ao parabenizar os municípios, o superintendente destacou como a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ter melhores resultados quando se integram as diversas áreas, como nesses casos, das áreas de vigilância em saúde e atenção primária. “Quando você vê a vigilância fazendo seu papel, identificando problemas e acionando isso com o restante das equipes da força de trabalho, com apoio da atenção primária e da gestão, vemos o  ciclo ser completado. Discutimos o tempo todo a importância de cada um fazer o seu papel de forma sinérgica e integrada com todas as equipes. Esses são exemplos que ficam como inspiração de trabalho para todos nós”, finalizou.

Por Priscila Rezende