No dia 20 de novembro de 2023, foi inaugurado em Mantena um novo Ambulatório de Atenção Especializada (AAE). A inauguração visou apresentar e divulgar à população e à microrregião a importância desse novo serviço, destacando as quatro linhas de cuidado já em pleno funcionamento, que são propedêutica de colo e mama, pré-natal de risco e atendimento especializado a crianças em situação de risco.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do superintendente de Saúde Regional, Rômulo Gusmão, que enfatizou a relevância do serviço para a microrregião de Saúde de Mantena e ressaltou a necessidade de garantir o acesso e a qualidade no atendimento à saúde. 

28.11.2023-Governador-Valadares-Atenção Especializada

“A inauguração de um Ambulatório de Atenção Especializada no município polo de uma microrregião é algo extremamente significativo para a consolidação do propósito do Governo do Estado de concretizar Redes de Cuidado integrais nos territórios. Podemos afirmar a disponibilidade de um circuito de serviços que começa na Atenção Primária à Saúde (APS) e se conecta com uma rede de possibilidades, não somente de especialistas e apoio diagnóstico, mas também a toda uma equipe multi. De modo coordenado, a equipe desenvolve um projeto de cuidado a usuários de maior risco”, explicou Rômulo Gusmão.

O superintendente destacou ainda que “nesse sentido, reafirmamos o compromisso com a universalidade, com a integralidade e com melhores e mais adequados desfechos clínicos em linhas de cuidado que são de grande relevância para a macrorregião de  Saúde Leste: a materno infantil e de crônicos (hipertensão e diabetes), atendendo a um histórico vazio assistencial. Vamos, então, com o apoio dos municípios, gradativamente, construindo caminhos para tornar real o Sistema Único de Saúde (SUS) ideal.”

Taiz Relíquias, da Coordenação de Assistência à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares observou que “a necessidade de fortalecimento nos territórios, levou à implementação do Projeto Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que é a Ampliação da Média Complexidade - Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) no estado, por meio do fomento às linhas de cuidado prioritárias, e da articulação estratégica de pontos de atenção à saúde já existentes nos territórios. A microrregião de Mantena foi considerada elegível de acordo com os critérios normativos para recebimento de recurso financeiro estadual com o objetivo de ampliação da média complexidade ambulatorial.”

Segundo Taiz Relíquias, as linhas de cuidado ofertadas no território são pré-natal de alto risco (PNAR); criança de risco; propedêutica do câncer de colo de útero; propedêutica do câncer de mama e, até fevereiro de 2024, serão pactuadas as linhas de cuidado de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) de alto e muito alto risco.

Taiz Relíquias ainda complementa que “o Ambulatório de Atenção Especializada, inaugurado no polo da microrregião de Mantena, tem o diferencial de atendimento por equipe multidisciplinar, critérios de encaminhamento específicos e cuidado compartilhado. Os processos de estruturação, planejamento e implementação foram realizados de forma integrada com a Atenção Primária em Saúde”.

 

Ambulatório de Atenção Especializada (AAE)

O Ambulatório de Atenção Especializada (AAE) representa um ponto de destaque na prestação ambulatorial de cuidados de saúde, com o objetivo de aprimorar e qualificar a atenção em diversas áreas de cuidado.

O AAE oferece assistência multiprofissional e disponibiliza consultas e exames especializados para usuários de risco. Ele abrange áreas como saúde materno-infantil de risco, propedêutica do câncer de colo de útero e de mama, cuidados com o diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica.

O objetivo do programa é impactar positivamente na redução das taxas de morbimortalidade, isto é, mortes relacionadas a complicações evitáveis.