No dia 24/11, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, visitou a Casa de Caridade Santa Tereza, hospital regional localizado no município de Serro, no Vale do Jequitinhonha. A visita teve como objetivo conhecer os projetos implantados e as propostas de expansão do hospital, para o qual o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), disponibilizou cerca de R$ 3,8 milhões do programa de fortalecimento da Atenção Hospitalar, Valora Minas.

A visita à Casa de Caridade Santa Tereza contou também com a presença do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. O hospital tem gestão municipal e oferece atendimentos hospitalares e ambulatoriais de atenção básica e média complexidade - Sistema Único de Saúde (SUS) e particular - para a microrregião do Serro. Do total de 119 leitos, 50 são destinados aos pacientes do SUS.

24.11.2023-Serro-Casa-de-caridade-Santa-Tereza1

Fábio Baccheretti visitou as instalações da usina fotovoltaica do hospital, onde participou do descerramento de uma placa em homenagem ao ex-governador Alberto Pinto Coelho, falecido recentemente. Logo após, o secretário esteve na área destinada às futuras construções que abrigarão o tomógrafo e as instalações para o serviço de hemodiálise.

“A Casa de Caridade Santa Tereza é um hospital que vem se destacando muito nas cirurgias eletivas e crescendo cada vez mais dentro do Opera Mais. Hoje discutimos o futuro do hospital e as possíveis expansões, como no caso do tomógrafo e da hemodiálise, onde já repassamos os recursos para a implantação dos serviços que, em breve, serão ofertados pelo hospital”, destacou Baccheretti.

Entre dezembro de 2021 e setembro de 2023, o hospital recebeu, aproximadamente, de R$ 1,8 milhão  de recursos do programa Opera Mais, Minas Gerais, de incentivo financeiro para realização de cirurgias eletivas.

Durante a reunião com gestores e equipe médica do hospital, o secretário apontou algumas opções viáveis para a expansão do hospital. “Temos a possibilidade de expansão do bloco cirúrgico, além de um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para que a gente consiga melhorar ainda mais a assistência dessa região. O Governo de Minas está presente em todo o território mineiro e não seria diferente aqui no Serro”.

24.11.2023-Serro-Casa-de-caridade-Santa-Tereza2

Título de Cidadão Honorário

Durante a visita ao Serro, o secretário Fábio Baccheretti, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário do Serro. O título é um reconhecimento às contribuições significativas de Baccheretti para o avanço da saúde pública do município e região.

“Sinto-me muito honrado pelo Título de Cidadão Honorário do Serro, uma cidade muito querida. Mas eu gostaria de dizer que esse reconhecimento pelo trabalho realizado na Secretaria de Estado de Saúde é o resultado do empenho de mais de 5 mil servidores. Portanto, se hoje estou aqui e o meu nome está nesta placa, é graças ao trabalho de muita gente”, finalizou Baccheretti.

Por Ricardo Maciel