No dia 21 de novembro, uma visita técnica foi realizada no setor de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas e no Centro Oncológico AZ do Noroeste. Este foi o primeiro monitoramento anual dos serviços recém-implantados na área de oncologia. A visita ocorre um ano após a habilitação concedida pelo Ministério da Saúde, e tem o objetivo de avaliar a produção do serviço de forma abrangente.

Diversos aspectos foram minuciosamente analisados, desde a estrutura física até o fluxo dos usuários, passando por consultas, quimioterapias, radioterapias e cirurgias oncológicas. A ação conjunta contou com a participação da Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, além das referências técnicas do Ministério da Saúde e da Coordenação da Alta Complexidade da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

“O monitoramento reveste-se de suma importância, considerando o fortalecimento da Santa Casa como prestadora de serviços no âmbito do SUS. A presença dos órgãos responsáveis pelo monitoramento possibilita que compreendam e tenham um entendimento adequado acerca de nossa preocupação em assegurar um atendimento em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela habilitação", afirma Odilene Gonçalves, diretora-geral da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

O Ministério da Saúde fez um acompanhamento mensal da obra até março de 2024, data prevista para sua conclusão. Esse monitoramento contínuo evidencia a importância atribuída à excelência no atendimento oncológico, desde a estrutura física até a entrega final do projeto.

Na sequência da visita técnica, às 15h do mesmo dia, foi realizada uma reunião na sede da SRS Patos de Minas. Durante o encontro, foram abordados temas cruciais para o bom funcionamento dos serviços oncológicos na região. Aspectos sobre fluxo dos usuários, às consultas realizadas, quimioterapias, radioterapias e cirurgias oncológicas foram minuciosamente discutidos, proporcionando uma visão abrangente sobre o estado atual e as perspectivas para estes serviços essenciais.

“Um ponto importante é a avaliação e monitoramento dos equipamentos para que não haja nenhuma suspensão”, conta Victor dos Reis Santiago, referência técnica da SRS Patos de Minas.Segundo ele, os esforços de todos os envolvidos são para que não falte os exames de apoio diagnóstico e que a assistência oncológica seja iniciada sempre o mais brevemente possível.

O monitoramento anual, visa a melhoria contínua dos serviços de oncologia, proporcionando atendimento de qualidade aos pacientes. O comprometimento das autoridades locais, estaduais e do Ministério da Saúde reflete a busca incessante por avanços na área da saúde, especialmente no enfrentamento ao câncer.

Imagem 1: Visita Ministério da Saúde ao setor de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas | Foto: Pedro Lucas

Por Pedro Lucas