Um grupo de três gestantes participou da primeira visita guiada na maternidade do Hospital Santa Isabel (HSI), em Ubá, inaugurando uma ação que tem por objetivo receber usuárias do SUS, com mais de 32 semanas de gestação, para incentivo do parto normal e aproximação com a equipe do hospital. A iniciativa, realizada no dia 20 de novembro, se insere na Política Estadual do Valora Minas, que investe recursos no Centro de Parto Normal (CPN) e atualmente está em fase de adequações do projeto arquitetônico e de recursos humanos. 

A apresentação da maternidade é uma oportunidade para as gestantes conhecerem não só o centro obstétrico, que é referência para os 20 municípios da microrregião de Saúde de Ubá, mas também parte da equipe multiprofissional, podendo tirar dúvidas e conhecer os benefícios do parto normal. “Mostramos como é desde a chegada ao hospital até o emocionante momento do nascimento. Essa aproximação faz parte do ambiente acolhedor que queremos proporcionar, e pode ser considerada como o início de um atendimento para o parto humanizado”, disse Jordana de Oliveira Lima, enfermeira obstétrica e coordenadora da maternidade do HSI

23.11.2023-Ubá-Gestantes1

Relato de experiência

Nesta primeira visita guiada, todas as gestantes eram da cidade de Ubá, entre elas a Ana Paula Souza, de 38 anos, que está na 34ª semana de gestação do Samuel, seu primeiro filho. Ela conta que aproveitou o momento para sanar todas as suas dúvidas com a equipe da maternidade.“A visita guiada me trouxe muita segurança e alívio! Faço educação perinatal e acompanhamento com doula, e tive a garantia de que ela e meu marido terão livre acesso para me acompanhar, o que me deu paz”, disse. “Escolhi o parto natural. Essa experiência e as garantias que recebi me trouxeram um grande alívio para que eu possa atravessar esta reta final da gestação com tranquilidade e foco, na certeza de que meu plano de parto será respeitado”, contou Ana Paula, ressalvando que o setor de recepção do hospital é um ponto a melhorar.

A visita guiada conta com o acompanhamento especializado do grupo de acolhimento, representado pelos setores de Escritório da Qualidade, Psicologia e Obstetrícia. “Tenho acompanhado o processo de estabelecimento do CPN e participei dessa primeira visita guiada. É uma excelente iniciativa para que a gestante se sinta segura, informada e preparada para esse momento tão especial. O planejamento é que o CPN auxilie a diminuir os altos índices de cesarianas que temos em nossa regional, que é o maior de Minas Gerais”, informou Aline Lopes, referência técnica materno infantil da GRS Ubá.

 

Como participar

Para participar da visita guiada à maternidade do Hospital Santa Isabel (HSI), em Ubá, as gestantes devem ter mais de 32 semanas de gestação e estar realizando o pré-natal. O cadastro é feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, em qualquer um dos 20 municípios da microrregião de Ubá. Informações e agendamento: 32.3539-1026

Por Keila Lima / Foto: Divulgação Hospital Santa Isabel, de Ubá