Membros da auditoria do SUS do estado e dos municípios de Minas Gerais se reuniram virtualmente, na última sexta (17/11), com o objetivo de repassar as diretrizes e orientações para a construção de um Plano Anual de Auditorias do SUS às cidades que possuem Componente Municipal do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) implantado. A reunião contou com a participação de 20 componentes municipais de diferentes regiões mineiras e do representante federal do SNA, o auditor Wilhams Ramos.

Em levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Unidades Regionais de Saúde, foram coletadas 148 respostas no estado acerca da existência ou não de uma componente municipal de auditoria do SUS. Destes, 23 municípios possuem setor de auditoria do SUS, mas, na maioria dos casos, a implantação foi recente. Diante disso, a equipe da SES-MG conduziu a reunião para alinhar as orientações necessárias.

O auditor chefe da SES-MG, Alex Rodrigues do Nascimento, compartilhou com os participantes sua experiência com a Auditoria do SUS-MG e com a elaboração do Plano Anual de Auditoria. Além disso, forneceu subsídios para que os auditores municipais possam construir os próprios planos de auditoria em seus territórios, destacando a importância de conhecer o Plano Municipal de Saúde, bem como a rede assistencial do seu município para direcionar a elaboração do planejamento das atividades.

O auditor federal Wilhams Ramos apresentou a metodologia utilizada pela Auditoria-Geral do SUS/Ministério da Saúde na construção do Plano Anual de 2023 e apresentou as perspectivas para o Plano de 2024.

A chefe da auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Daniella Barros, também participou da reunião e se colocou à disposição para trocar experiências com os demais municípios. Ela se comprometeu, inclusive a encaminhar aos demais participantes o Plano Anual construído pela equipe de auditoria do município, para que sirva como modelo aos demais componentes municipais.

Com o objetivo de facilitar a troca de informações entre os componentes estadual e municipais de auditoria em Minas, a SES-MG criou um formulário online (https://forms.office.com) para que cada município preencha com as informações gerais.

Para o auditor da SES-MG, Alex Rodrigues, a integração constante entre os três componentes (federal, estadual e municipal) do Sistema Nacional de Auditoria do SUS é de fundamental importância para o fortalecimento de todo o sistema. “A Auditoria do SUS-MG tem realizado diversas ações ao longo do ano de 2023 para fomentar essa integração e o trabalho continuará acontecendo em 2024. Para que a comunicação entre o setor de auditoria da SES-MG e as auditorias municipais seja cada vez mais efetiva, solicitamos que os municípios que possuem a auditoria implementada preencham o formulário online e nos enviem as informações gerais”, reforçou.

A íntegra da reunião está disponível no canal da SES-MG no YouTube: https://youtu.be/B1no_aRtI0Q?si=LmRrO8KdtPgovpAn

Por Jornalismo SES-MG