No dia 17 de novembro, os conselheiros municipais das cidades vinculadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas reuniram-se para discutir e compartilhar informações sobre os projetos e processos das políticas públicas de saúde em andamento. O evento teve como objetivo fortalecer as relações entre a gestão municipal e o controle social, promovendo um ambiente propício para a troca de experiências e o alinhamento de estratégias.

Dentre as temáticas abordadas durante o encontro, destacam-se o esclarecimento sobre a Lei Complementar 171, sancionada em maio de 2023, e seus encaminhamentos. Como também os conselheiros tiveram a oportunidade de compreender as implicações da legislação e debater sobre os próximos passos a serem adotados para sua efetiva implementação nos municípios.

Outro ponto relevante do encontro foi a discussão sobre a importância dos instrumentos de gestão. Os participantes puderam compartilhar práticas adotadas em seus respectivos municípios, bem como analisar a situação de cada local em relação a esses instrumentos. A ascensão dos municípios à gestão dos prestadores de serviço também foi abordada, destacando desafios e boas práticas nesse processo fundamental para a qualidade dos serviços de saúde.

Encontro de Conselheiros Municipais de Saúde

"A gestão em saúde é um desafio constante. Reconhecemos a importância dos conselheiros municipais como parceiros estratégicos nesse processo. A partir dessa compreensão, surgiu a ideia de reunir esses representantes em um evento que permitisse a troca de experiências, a apresentação de projetos em andamento e o alinhamento de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de saúde", afirmou Noemi Portilho, assessora de Governança da SRS Patos de Minas.

Noemi explicou que a organização do evento surgiu da necessidade de fortalecer o diálogo e a colaboração entre os conselheiros municipais de saúde da região. Diante de um cenário complexo, onde as demandas e desafios na área da saúde são constantes, a equipe da SRS Patos de Minas enxergou a oportunidade para criar um espaço de discussão e compartilhamento de informações.

O evento promoveu o alinhamento estratégico e também fortaleceu os laços entre os conselheiros e a SRS Patos de Minas. Essa parceria é fundamental para a construção de um sistema de saúde mais eficiente e centrado nas necessidades da população.

Durante o encontro, a participação de 45 conselheiros, representando diversos municípios da área de abrangência da regional e de técnicos da SRS Patos de Minas possibilitou o compartilhamento de informações e suporte técnico aos participantes. O Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Pedro Cunha, também esteve presente no evento.

Durante o encontro, ficou claro o reconhecimento da importância dos conselhos locais na construção e fiscalização das políticas de saúde. Os participantes

“A discussão dos desafios dos Conselhos Municipais reforçou a necessidade de um diálogo contínuo e efetivo entre os diversos atores envolvidos, visando aprimorar a gestão da saúde nos municípios da SRS Patos de Minas. No Sistema Único de Saúde (SUS), a contribuição do Controle Social, dos gestores e dos profissionais de saúde é vital para a construção de um SUS cada vez melhor”, enfatizou Geralda de Fátima Gomes, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas.

Ao final do evento, foi proposta a realização de dois encontros no próximo ano, agendados para os meses de maio e novembro de 2024. Essa iniciativa visa manter o ritmo de discussões e fortalecer o trabalho conjunto entre os conselheiros municipais, consolidando o compromisso com a melhoria constante dos serviços de saúde na região.

Por Pedro Lucas