No dia 17 de novembro ocorreu o I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), que reuniu profissionais e entusiastas da área da saúde dos 21 municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas. O evento teve como objetivo possibilitar aprendizados e discussões sobre terapias alternativas e foi realizado no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

O seminário contou com palestras, mesas redondas e debates sobre diversas temáticas relacionadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Dentre as temáticas abordadas, destacaram-se a acupuntura, o yoga, o reiki, a fitoterapia, a auriculoterapia, o Tai Chi Chuan, os florais, todas elas consideradas práticas que contribuem para a promoção da saúde e o bem-estar integral.

I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Terezinha Rosa de Jesus referência técnica de Pics na Regional de Saúde de Patos de Minas, expressou sua satisfação com o sucesso do seminário, “O objetivo do evento foi mostrar aos municípios que existe mais esse recurso terapêutico, que vem complementar a medicina tradicional (médico-hospitalar). As Pics são complemento para aliviar os sofrimentos, e cuidar do indivíduo como um todo”. A referência técnica explica que, combatendo não só os sintomas, as Pics chegam às causa dos problemas, sendo abordagens complementares e integrativas. “Elas proporcionam melhores condições de saúde para o paciente, autoestima, autocuidado e assim diminuindo a oneração com outros tratamentos na rede de atenção à saúde, como consultas e uso de medicamentos”, complementou Terezinha de Jesus.

O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde que compartilharam seus conhecimentos e experiências, enriquecendo o debate sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na abordagem de tratamentos mais holísticos e humanizados.

Duas mesas redondas foram especialmente dedicadas à discussão das temáticas apresentadas, proporcionando um espaço para reflexões e a troca de ideias entre os participantes. Os debates foram mediados por especialistas em cada área, garantindo uma abordagem aprofundada e esclarecedora.

Segundo Marília Ribeiro Tavares, farmacêutica do município de Carmo do Paranaíba, “as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) foram implementadas desde setembro deste ano no município de Carmo do Paranaíba. A partir daí as Pics ganharam destaque pela sua abordagem integral, considerando não apenas o aspecto físico, mas também o mental, emocional e espiritual do indivíduo. Além disso, essas práticas têm o potencial de atuar na prevenção de doenças e complementar os tratamentos convencionais”.

Por Pedro Lucas