Nessa terça-feira, dia 14, a Fundação Hemominas inaugurou, na Câmara Municipal de Poços de Caldas, a exposição “Deixe a vida florescer... Doe sangue! em comemoração ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Segundo Maria Lauriceia Esteves Cardoso, da Captação da Unidade de Coleta e Transfusão de Poços de Caldas, a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea na Câmara traz a história de três pacientes que utilizaram sangue durante o tratamento ou fizeram transplante de medula óssea (TMO). Ela informa que, na exposição, por meio de QRCODE, os visitantes poderão acessar os áudios e também vídeos sobre as histórias dos pacientes em que estes relatam o tratamento feito, e também tirar dúvidas sobre a doação de sangue e sobre o cadastro de candidatos à doação de medula. “Muitas vezes, a população em geral e mesmo os doadores não têm noção do impacto que a doação de sangue e o cadastro para doação de medula têm na vida de outras pessoas, e os depoimentos dos pacientes mostram a dimensão desses gestos solidários”, destaca Lauricéia.

Evidência disso é o depoimento de Priscila Aparecida dos Reis, mãe de dois filhos, diagnosticada com linfoma em 4 de outubro de 2021.   “Passei por duas cirurgias de biópsia e 16 sessões de quimioterapia que só estabilizaram minha doença. Agora, estou fazendo imunoterapia, preparando meu corpo para o TMO. Em meio a tais tratamentos, fiquei muito debilitada e com a vida em risco, sofrendo ataques cardíacos, pneumonia, dificuldade para andar e comer, desnutrida, chegando a pesar 45 quilos. Se não tivesse recebido doações de sangue, não teria aguentado. Sem sombra de dúvida, a doação de sangue salvou a minha vida. Depois que recebi as duas bolsas de sangue, consegui me recuperar e hoje estou bem, conseguindo levar uma vida normal e à espera do meu transplante que vai, mais uma vez, salvar minha vida”, agradece.

Também José Augusto de Oliveira, de 29 anos, natural de Poços de Caldas e estudante do Curso de Engenharia de Produção da PUC Minas, enfrentou o diagnóstico de leucemia em 2020. Durante oito anos, foi um doador fidelizado de sangue, realizando o ato a cada três meses. No entanto, sua vida tomou um rumo inesperado quando se tornou receptor, passando por mais de 100 transfusões sanguíneas durante um período crítico da pandemia, onde a doação de sangue tornou-se desafiadora e necessária para o sucesso do tratamento.

Após sessões intensas de quimioterapia e radioterapia, a médica de José Augusto informou, em maio de 2021, que a cura definitiva exigiria a doação de medula óssea. o procedimento foi realizado no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), especializado nesse tipo de transplante.

Em janeiro de 2023, José Augusto e seu doador, o advogado de Florianópolis, João Otávio, decidiram revelar suas identidades, quebrando o sigilo mútuo. Em junho de 2023, o doador viajou de Florianópolis a Poços de Caldas com a família e, juntos, fizeram uma palestra destacando a importância crucial da doação de medula óssea.

Por sua vez, o paciente João Evangelista Zétula, conhecido como “João de Deus”, da cidade de Santa Rita de Caldas, deu entrada na Santa Casa de Poços de Caldas no dia 26 de janeiro de 2022, após complicações de COVID 19. Seu prognóstico era ruim, de 10% de chance de vida, com toda a equipe médica alertando sobre o risco de óbito. A família seguiu confiante, e após 71 dias de internação, passando pela UTI, fisioterapia, complicações renais, infecções e diversas transfusões de sangue, hoje pode testemunhar sua cura. Seu João realizou uma grande campanha na sua cidade natal para mobilizar as pessoas a doarem sangue. E, hoje, é imensamente grato por todo seu tratamento e por tudo que as transfusões ajudaram na sua cura. Sua filha, Priscila, traduz seu reconhecimento: “Eu e minha família agradecemos à Santa Casa e à Unidade de Coleta de Poços de Caldas e, especialmente, aos doadores de sangue. Meu pai está vivo graças a todos que se uniram para cuidar dele. Quem puder, doe sangue, vocês sabem a importância desse ato que salva tantas vidas”.

Por Assessoria Hemominas