Reunir grupo de pessoas semanalmente para atividades que promovam a saúde física e mental. O que pode parecer um desafio é uma realidade há 10 anos no município de Jaboticatubas, que está a 65 quilômetros de Belo Horizonte.

A fisioterapeuta Liliane Amaral, trabalha há 25 anos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jaboticatubas. Há pouco mais de 10 anos, começou o trabalho com as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). “Sempre atuei na promoção à saúde. Fiz o curso de Lian Kong em 2013 e comecei a dar aulas desta prática chinesa”. Posteriormente, a profissional se capacitou também em auriculoterapia, acupuntura e Tai-Chi.  O apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais é presente na trajetória. “Neste ano, fiz um curso de Tai-Chi na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O tempo todo o Estado de Minas Gerais incentiva as práticas integrativas, tanto por meio de cursos quanto pelo fornecimento de insumos. Recebemos todo material para trabalhar com acupuntura e auriculoterapia. É um grande apoio que favorece a melhora dos pacientes e alunos. Entramos no mundo da medicina tradicional chinesa”, explica.

Lian Kong e outras PICS feitas na Academia da Saúde

As PICS ocorrem na Academia da Saúde, localizada na Rua Reginaldo Costa Reis, 438. Uma das praticantes pioneiras, Catarina de Alexandria Silva, já conhecia as práticas quando se mudou para a cidade. “Tem 10 anos que estou em Jaboticatubas. Eu fazia em Belo Horizonte. Quando eu me mudei para cá, vi que tinha e comecei a fazer aqui. É muito bom para a saúde, para o corpo e para a mente. O corpo da gente fica outra coisa. É muito bom”, declara.

Os benefícios em relação à saúde mental

Luiza Cristina Moreira apresenta as melhorias no seu dia-a-dia. “Vindo aqui já emagreci bastante. Venho toda terça. Melhorou muito a questão da depressão. A fisioterapeuta Liliane é muito gente boa”, ressalta. Dianete dos Santos Maia salienta a relação entre a convivência social, as práticas e a saúde mental. “Eu tinha muito problema com ansiedade. Faço as práticas aqui há mais de 5 anos. Na pandemia, senti muita falta. Conviver com o pessoal é muito bom. Fazemos passeio, interagimos muito. Quem ainda não faz nem pratica, que venha”, convida.

No mesmo contexto, outra cidadã que está desde o início da implementação do Lian Kong, Geraldina Luísa dos Santos, ressalta a relação das atividades com a saúde mental. “Estou aqui há 10 anos desenvolvendo cabeça, corpo e mente. É ótimo. Aqui, é uma família”. Para Santos, o espaço também fortalece a mobilização em saúde. “Além das práticas, temos a promoção à saúde. Estamos sempre por dentro das atividades, do Outubro Rosa, das prevenções”, diz.

Para Sílvia da Piedade Marques, praticante há 2 anos com indicação da nutricionista da Unidade Básica de Saúde (UBS), os benefícios são claros. “Tenho diabetes. Estou bem melhor. Agora, consigo andar direitinho, fazer os exercícios. O equilíbrio melhorou completamente. Entrei aqui e estava em uma depressão feia”.

A fisioterapeuta Liliane Amaral ensina como acessar as Práticas Integrativas Complementares de Saúde em Jaboticatubas. “As pessoas são encaminhadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, pela Atenção Primária, pelos médicos, bem como por meio da procura espontânea. Não tem contraindicação”, afirma.

Legendas: SES-MG fornece insumos para as PICS

Lian Kong e outras PICS feitas na Academia da Saúde