No dia 7 de novembro, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei promoveu uma Oficina de  Treinamento sobre os Instrumentos de Gestão do SUS e  o Sistema DIGISUS. A capacitação ocorreu na Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Santo Antônio e foi ministrada por representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) e contou com  a participação de gestores, técnicos e conselheiros de saúde dos municípios da Região de Saúde de São João del-Rei.

A coordenadora da Assessoria de Governança Regional da GRS São João del-Rei, Patrícia Cristina de Oliveira, destacou a importância da capacitação para os municípios da microrregião de saúde. “A oficina é uma oportunidade para aprendizado sobre o funcionamento das plataformas relacionadas aos instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como para a troca de experiências entre gestores, referências técnicas e conselheiros municipais, visando melhorar os processos de gestão dos recursos do SUS”, destacou a coordenadora.

13.11.2023-São-João-del-Rei-DIGISUS 2

Segundo a referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São João del-Rei, Karina Cardoso,o treinamento do DIGISUS possibilitou esclarecer dúvidas e ratificar a importância do planejamento em saúde. As profissionais que ministraram a capacitação frisaram a importância dos instrumentos de gestão não apenas como instrumentos norteadores, mas como uma forma de dar transparência e prestar conta para toda sociedade do que é realizado no SUS”, observou  Karina Cardoso.

O que é o DigiSUS

O DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema de informação para estados e municípios. Esse sistema de informação foi desenvolvido a partir de normativas do planejamento do SUS e da internalização da lógica do ciclo de planejamento. Sendo assim, o DigiSUS permite a elaboração dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão, além de registrar metas de indicadores dos planos anuais de saúde e das programações anuais de saúde. Além disso, esse sistema de informação é repositório para todos os arquivos dos instrumentos de gestão do SUS e resoluções correspondentes.

Por GRS São João del-Rei