Equipes técnicas de 26 municípios da Macrorregião Leste estão participando, entre os dias 09 e 10 de novembro, do quinto ciclo da oficina de formação de tutores do Projeto Saúde em Rede na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares.

O evento, organizado pela equipe técnica de Atenção Primária e da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS tem como objetivo discutir fatores relacionados ao acesso às ações ofertadas pela Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), compreender barreiras de acesso à saúde existentes para populações minoritárias e conhecer e discutir algumas ferramentas de compartilhamento do cuidado entre as equipes da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e da Atenção Primária à Saúde (APS).

A formação está vinculada ao ciclo 5 do Projeto Saúde em Rede, que visa o aprimoramento do processo de trabalho dentro das Unidades Laboratórios dos municípios participantes. As Unidades Laboratório, por sua vez, funcionam como modelos para as outras unidades de saúde do município / região.

Samira Viana, da Coordenação de Assistência à Saúde (CAS) da SRS Governador Valadares, comentou que “nesse quinto ciclo do projeto podemos discutir um pouco com os municípios sobre acesso à saúde e as barreiras que dificultam esse acesso. Toda a temática desenvolvida no curso contribuirá não somente para as nossas discussões com os municípios em relação ao Projeto Saúde em Rede, mas também auxiliarão no desenvolvimento das ações destinadas à qualidade da Assistência à Saúde ao usuário na APS.”

Os resultados esperados com a formação são o desenvolvimento de competências das equipes, a organização do processo de trabalho e o foco nas necessidades do usuário. A formação deve contribuir para que as equipes da APS e da AAE estejam mais capacitadas para enfrentar os desafios relacionados ao acesso à saúde, garantindo que a população tenha acesso às ações e serviços de saúde que necessita, de forma integral e resolutiva.

Créditos: SRS Governador Valadares

Para Nilo de Paula, enfermeiro da APS de Nova Belém, “o Programa Saúde em Rede tem sido muito válido, para adequar aspectos como protocolos. O programa traz muitas novidades, e assim, o serviço irá fluir melhor, e isso se reflete na saúde da população.”, ressaltou.

Já o Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Gusmão, afirmou que o “Saúde em Rede é uma iniciativa das mais estratégicas na conformação das Rede de Atenção regionais, visto que altera os processos de trabalho da Atenção Primária, tornando-a preparada para exercer efetivo papel de porta de entrada do sistema de saúde, coordenando o processo de cuidado.”

“As oficinas são uma excelente oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, pois teoria e prática se integram em um movimento de reflexão dos diversos programas, projetos e rotinas que são desenvolvidos junto às famílias das respectivas áreas de abrangência. Estamos pavimentando os caminhos para um SUS cada vez mais forte e comprometido com a entrega de valor”, complementou.

Projeto Saúde em Rede

O Projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente que permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários sob a sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

O projeto, iniciado em 2019 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reúne um conjunto de ações, baseadas em metodologias ativas, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes, necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

Por SRS Governador Valadares